×

Cultura

Riqueza cultural de Viçosa é retratada em TCC de Publicidade e Propaganda

Estudante do Cesmac

A cidade de Viçosa, sua história e cultura, serão retratados no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do viçosense André Misael Vilela, aluno de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, no Centro Universitário Cesmac.

A apresentação ocorrerá nesta segunda-feira (18), a partir das 20 horas, no Auditório do e Cinemateca Elinaldo Barros, Rua Prof Ângelo Neto (antigo Colégio Guido), Farol, no prédio onde atualmente funcionam os cursos de Educação, Comunicação Social e Serviço Social do Cesmac. Para a ocasião, André Misael traz de Viçosa o Grupo da Terceira Idade Renascer, que mantém sempre viva a tradição do guerreiro na cidade.

Forte admirador da rica cultura viçosense, seus mestres, sua literatura e suas manifestações artísticas, André Misael explica que o trabalho tem por objetivo preservar as tradições folclóricas locais, como o coco de roda, o reisado, o guerreiro e o pífano, através do resgate da Identidade Cultural dos Folguedos Populares de Viçosa, tema central do TCC, que teve a orientação da professora especialista em Comunicação, Alessandra de Fátima Alves Marques Luz. Também fazem parte da banca avaliadora o professor doutor Heder Cleber de Castro Rangel e a professora especialista Rejane Mercia Ferreira Medeiros.

“Trata-se de um importante canal de divulgação dos elementos que compõem as manifestações culturais existentes aqui, como forma de valorizar e incentivar a participação da comunidade, sensibilizando-a para o reconhecimento histórico do município”, disse André Misael.

O estudante de Publicidade e Propaganda optou pela criação de uma campanha publicitária para a mídia impressa retratando a tradição cultural da sua cidade natal e os elementos representativos de cada uma das manifestações artísticas existentes. A campanha inclui peças publicitárias, cartaz, cartão postal, outdoor e outbus.

André Misael explica que a escolha do tema Identidade Cultural dos Folguedos Populares da Cidade de Viçosa surgiu da necessidade de contribuir para a criação de uma campanha que pudesse valorizar as tradições culturais do município e, ao mesmo, tempo incentivar a prática destes folguedos, através do uso de ferramentas publicitárias como instrumento de difusão de ideias e conceitos.

Essa não é a primeira vez que a cidade de Viçosa serve de inspiração para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O turismo ecológico e a musicalidade do tocador de pífano mestre Bia foram alguns dos inúmeros temas tratados por estudantes da terra, considerada celeiro da cultura popular alagoana, título que surgiu na década de 30, através das inúmeras produções literárias da Escola de Folcloristas, fundada por intelectuais viçosenses como Manoel Domingues Júnior, Théo Brandão, Professor Pedro Teixeira de Vasconcelos, José Maria de Melo, entre outros.