
Documentário Areias Que Falam será exibido na China
O drama das comunidades que vivem nas imediações da foz do Rio São Francisco, registrado no documentário “Areias Que Falam”, será exibido na China. O filme dirigido por Arilene de Castro que mostra a resistência dos ribeirinhos aos impactos ambientais e sociais foi selecionado entre oito produções nacionais que irão representar o país no Doc Brazil Festival.
O evento planejado para divulgar as diversidades artísticas do Brasil no continente asiático começa nos próximos dias 18 e 19, na capital chinesa Beijing (Pequim, em sua tradução mais aproximada da Língua Portuguesa). O festival continua nos dias 21, 22 e 23 de janeiro em Macau, ilha de colonização portuguesa que também pertence ao governo chinês.
“Areias Que Falam” foi selecionado por atender, com sua estética e enredo singulares, os critérios de diversidade, conectividade entre as partes e a busca pelo desconhecido, parâmetros que orientaram a definição dos oito filmes escolhidos para exibição no primeiro festival de documentários brasileiros na China.
Confira o trailer da produção que organiza fragmentos de hábitos e costumes dos moradores do povoado Pixaim, localizado no Pontal do Peba, discursos amarrados às criticas aos órgãos estatais, entre relatos sobre o empobrecimento da região e depoimentos sobre a história local.