×

Brasil/Mundo

Rio lança Projeto Botinho 2015 para interação social infanto-juvenil

O governo do estado do Rio de Janeiro iniciou hoje (7) o Projeto Botinho 2015, com o objetivo de promover a interação social entre crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, dando-lhes oportunidade de adquirirem, durante quatro semanas, noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar, além da prática de atividades físicas.

O lançamento foi na Praia da Bica, na Ilha do Governador, escolhida simbolicamente por ter passado por processo de saneamento para eliminar as chamadas “línguas negras”, provenientes de esgotos despejados na região. O saneamento faz parte do Programa Sena Limpa, uma parceria dos governos do estado e do município do Rio para despoluir as praias da Bica, da Urca, do Leme, de Ipanema, do Leblon e de São Conrado.

A dona de casa Elisabete Serpa, de 45 anos, que tem um filho de 8 anos matriculado no projeto, destacou a importância da iniciativa como forma de possibilitar ao filho, de férias letivas, a realização de atividades sócio-educativas. “É a primeira vez que meu filho participa do projeto, e esta participação está sendo muito boa, porque ele ficava em casa, utilizando o computador ou assistindo televisão durante todo o dia. Com essas atividades, ele brinca, participa, e aprende noções de disciplina e convivência. Até porque ele é um pouco levado”, brincou.

O subcomandante-geral dos Bombeiros, Ronaldo Alcântara, relembrou a importância do Projeto Botinho ao longo dos anos. “Talvez tenhamos aqui uma terceira geração de participantes, o que prova o sucesso deste projeto. Não estamos falando apenas de capacitação de salvamento aquático, percepção de risco em praias, e sim de inclusão social e tornar cada um destes jovens um cidadão melhor. A cada ano temos, em média, de 12 a 15 mil inscritos em todo o estado”, disse.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, ressaltou o fato de que, a partir do projeto, muitos dos inscritos poderão seguir a carreira de bombeiro. “É importante transformar o dia a dia dos jovens e crianças – às vezes ocioso – em algo produtivo. E os bombeiros, debelando incêndios ou salvando vidas, [são] importantes como força auxiliar de segurança do estado”, acrescentou.

A solenidade contou com a presença do presidente da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae), Wagner Victer, parceira do empreendimento. Para ele, “é uma excelente oportunidade para milhares de crianças, que podem participar, em praias que vão do norte a sul do estado, de ações divertidas e importantes, pois estão relacionadas com bem-estar, educação ambiental, disciplina e trabalho em grupo”.

A colônia de férias do Botinho 201 ocorre em 30 praias do estado. Além de praias do município do Rio, são beneficiadas também praias de Angra dos Reis e Barra de Guaratiba, no litoral sul do estado; Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos; Praia do Farol de São Tomé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, no norte fluminense.