Começa hoje, no Rio de Janeiro, e segue até o dia 13 de julho, a 4ª edição do Rio Festival Gay de Cinema – RioFGC, que exibirá 31 produções nacionais na Caixa Cultural e em diversos espaços culturais da cidade, como o Centro Cultural Justiça Federal, Instituto Cervantes, as arenas Jovelina Pérola Negra e Dicró e o Museu de Arte do Rio – MAR.
A programação abre para o público na sexta-feira, dia 4 de julho. Os filmes brasileiros estão divididos pelas competições internacionais de Longa e de Curta-metragem, pela Mostra Circuito e pelas mostras especiais Diversidade em Animação e Dança em Foco.
Os quatro filmes brasileiros na competição de Longa Metragem são representativos da recente produção brasileira: “Doce Amianto”, de Guto Parente e Uirá dos Reis; “muDanças”, de Emer Lavinni; “Pinta”, de Jorge Alencar; e “São Paulo Em Hi-Fi”, de Lufe Steffen”, todos de 2013, competem com produções de países como Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Filipinas. Já a competição internacional de Curta Metragem exibirá 23 títulos brasileiros produzidos entre 2013 e 2014, disputando com outros 34 filmes de todo o mundo.Fora de competição, os curtas “A Chave do Armário de Ethan”, de Alan Nóbrega, e “Incarnar”, do Coletivo Axonial, serão exibidos, respectivamente, nas mostras especiais Diversidade em Animação e Dança em Foco.
A Mostra Circuito, por sua vez, exibirá os também recentes e premiados “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda.O festival ainda conta com as mostras especiais Cervantes, dedicada a filmes espanhóis, e Esportes, e com uma mostra dedicada ao realizador norte-americano JC Calciano.
O evento exibirá, ao todo, 103 produções abordando a diversidade de gênero e a sexualidade por diferentes pontos de vista. Além as mostras, também acontece o seminário “Sexualidade, gênero e performance”, que reúne palestrantes da área artística, ativistas e personalidades que contribuem para a causa LGBT. O seminário é gratuito e os filmes serão exibidos a preços populares. A programação completa, entre outras informações, pode ser acessada no site oficial do Rio Festival Gay de Cinema.
