×

Brasil/Mundo

Rio começa a usar dose fracionada da vacina de febre amarela nesta quinta

Os 15 municípios fluminenses que participarão da campanha de vacinação contra febre amarela com início antecipado para amanhã, já receberam o aviso da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que comecem a aplicar a dose fracionada no público-alvo, que são pessoas entre 2 e 59 anos sem condições especias de saúde.

A campanha de vacinação contra a febre amarela com uso de doses fracionadas começa amanhã (25) em 15 municípios do Rio de Janeiro. O público-alvo da campanha são as pessoas entre 2 e 59 anos, sem condições especias de saúde.

Participarão da ação emergencial as cidades fluminenses de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica, todos na região metropolitana da capital ou Baixada Fluminense. Inicialmente, a campanha de vacinação do Ministério da Saúde estava prevista para ir de 19 de fevereiro a 9 de março, mas foi antecipada para 25 de janeiro, com previsão de término no dia 9 de fevereiro, podendo ser prorrogada.

Cada frasco da vacina contra febre amarela contém cinco doses integrais, com 0,5 mililitro (ml) cada. Na dose fracionada, é aplicado 0,1 mililitro em cada pessoa, com capacidade de imunização de 8 anos.