×

Esporte

Ricardo Mello também vence e Brasil faz 2 x 0 na Copa Davis

Mello também teve que suar muito para vencer

Em outro duelo de cinco sets e mais 4h12 de esforço, o paulista Ricardo Mello virou a partida contra Somdev Devvarman e deixou o Brasil muito perto de retornar ao Grupo Mundial da Copa Davis, de onde saiu em 2003 e nunca mais voltou.

O número 2 do Brasil e 75º do mundo marcou 4/6, 6/2 7/6 (7/3), 6/2 e 6/4, aumentando a vantagem para 2 a 0 nas partidas individuais desta sexta-feira. No jogo de abertura, Thomaz Bellucci também precisou de cinco sets e de 4h28 para superar Rohan Bopanna, por 6/7(2/7), 7/6 (9/7), 7/5, 4/6 e 10/8.

Com essa grande vantagem, o tênis brasileiro precisa só de mais um resultado positivo no piso muito rápido de Chennai para se garantir entre os 16 países que lutarão pelo título da Davis em 2011. Às 6h30 deste sábado, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam os favoritos Leander Paes e Mahesh Bhupathi. Às 3h00 de domingo, Bellucci joga contra Devvarman e, em seguida, Mello joga contra Bopanna.

A segunda partida do duelo foi extremamente equilibrada. Enquanto o campineiro procurou forçar mais as jogadas no fundo de quadra, para impedir o estilo de muitas trocas do indiano, Devvarman investiu na paciência e na variação, com muitas subidas repentinas à rede, para desestabilizar o adversário.

Assim, o jogo teve momentos distintos. O indiano foi bem superior no primeiro set, ao iniciar a partida com duas quebras de saque, mas Mello reagiu a tempo e dominou a série seguinte. O terceiro viu uma quebra para cada lado e, no tiebreak, o brasileiro cometeu muitos erros. Sem se abalar, Mello foi ainda mais agressivo no quarto set e chegou a abrir 4/3 com saque a favor no quinto. Vacilou e viu a partida se esticar, mas logo em seguida obteve a quebra definitiva e desta vez sacou muito firme para aumentar a festa e o alívio brasileiro.

Na estatística oficial da partida, Mello conseguiu oito aces, cometeu três duplas-faltas, com 58% de acerto do primeiro saque e 72% desses pontos vencidos, enquanto o indiano fez nove aces, seis duplas-faltas, 59% de acerto e apenas 64% de pontos vencidos com o primeiro saque. O brasileiro obteve 58 winners, apenas um a menos que o adversário, e cometeu 78 erros contra 81.