×

Penedo

Revitalização da orla de Penedo será concluída em novembro

Trânsito pesado será desviado do centro histórico

A histórica cidade de Penedo, localizada às margens do Velho Chico no extremo sul de Alagoas, ficará mais bela a partir de novembro, quando a Prefeitura Municipal, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN entregarão à comunidade penedense uma nova orla ribeirinha completamente estruturada para atrair ainda mais turistas à cidade, fomentar a economia local e gerar mais emprego e renda para a população.

De acordo com o prefeito Israel Saldanha a obra de revitalização da orla ribeirinha de Penedo, contemplará ainda o adro da secular Igreja de Nossa Senhora da Corrente, além de beneficiar a Rua Sete de Setembro com o seu prolongamento, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores.

A obra está orçada em R$ 1.566.111,82 (Hum milhão quinhentos e sessenta e seis mil, cento e onze reais e oitenta e dois centavos), sendo executada pela empresa TEC Construções LTDA, vencedora do processo licitatório, após ter concorrido com mais quatro interessadas que não preencheram os requisitos necessários, de acordo com o edital publicado na forma da lei.

Na nova orla, além de um atrativo espaço de convivência para pedestres, foi contemplada a readequação do trânsito de forma a atender o aumento de veículos no centro histórico, sem que fossem descaracterizados os traços que abençoam a cidade ao longo dos anos.

Segundo a secretária de infraestrutura, Melissa Mota, a intenção da proposta é valorizar o grande conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, alinhando o patrimônio histórico e o Rio São Francisco para que sejam criadas áreas de contemplação e permanência e áreas determinadas para estacionamentos, de forma que possa haver maior acessibilidade. Com a mudança do tráfego pesado de veículos, que deixará de passar por dentro do sítio histórico para chegar até a balsa, que faz a travessia entre Penedo e o município sergipano de Neópolis.

“Como toda reforma traz transtornos à população, entendemos que as reclamações nesse momento devem ser entendidas é algo que deve ser entendido pelo poder público como normais e somos nós que temos a missão de promover uma melhor qualidade de vida para o povo, mesmo não sendo entendidos, nesse momento, por alguns que parecem não enxergar como passageiros esses transtornos”, destacou Melissa.

Feira do Barro

Um pouco insatisfeitos com a revitalização da orla ribeirinha, os comerciantes da feira do barro reclamam atualmente pelo fato de serem transferidos para um local onde o espaço não é compatível com o que eles atualmente dispõem para vender seus produtos, confeccionados em sua maioria no município sergipano de Santana do São Francisco e vendidos em Penedo.

A informação é que eles serão transferidos para uma área da parte baixa da orla, onde irão permanecer devido ao fato de suas barracas antigas serem demolidas para ceder o local ao novo projeto de revitalização da orla ribeirinha de Penedo.