
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoveu nesta sexta-feira, 9, reunião para a execução de ações na revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (BHSF). O encontro foi coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise).
Na reunião, os participantes discutiram o licenciamento ambiental na implantação de sistemas agrícolas e florestais em áreas de preservação permanente (APP), na vegetação de áreas públicas degradadas e em estradas vicinais para a estabilização de voçorocas. Além disso, foram discutidas também alternativas formais para tais intervenções, caso o processo de licenciamento seja dispensável.
Antes da reunião técnica desta sexta-feira, houve a consolidação dos projetos executivos, no início desta semana, em Brasília. Nessa etapa, foram discutidas as ações previstas nos projetos que serão executadas por meio de um convênio com alguma entidade ligada à Asa e Amase, para os trabalhos de revitalização da BHSF.
Participantes
Sob a coordenação do representante da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, Marcius Azevedo, a reunião contou com representantes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e das Superintendências de Qualidade Ambiental, de Biodiversidade e Florestas e de Recursos Hídricos da Semarh. A ocasião também reuniu representantes das prefeituras de Poço Redondo, Porto da Folha, Própria, Brejo Grande e Japoatã.