×

Alagoas

Revista Eletrônica da Educação de Alagoas lança versão impressa

Maria Vilma da SEE destaca publicação de trabalhos realizado

A Gerência da Organização do Currículo Escolar (Georc) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE) lança neste sábado (2), às 19h, a versão impressa da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (Reduc) durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece no Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso.

A versão impressa foi denominada “Educação e Práxis: Reflexões e relatos de práticas pedagógicas exitosas”, e conta com 24 trabalhos entre artigos e relatos, publicados nas duas edições de 2013 da revista eletrônica, em janeiro e julho. A edição da obra é da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e possui uma tiragem de 400 exemplares.

O livro, que conta com artigos científicos e relatos de experiências nas mais variadas áreas de especialidades, tais como Língua Portuguesa e Estrangeira, Alfabetização e Letramento, História, Geografia, Matemática, Ensino Religioso e Tecnologia da Educação, conta com comissão organizadora formada por servidoras da Georc: Maria Vilma Silva, Natércia de Andrade Lopes Neta e Regina Lúcia Buarque da Silva.

“A publicação de trabalhos realizados pelos professores da redeestimula os professores autores dos trabalhos e demais colegas a melhor organizar a sua prática pedagógica, pois tem o objetivo de coletar os resultados para que sejam publicados, além de servir de estímulo para que eles continuem estudando e pesquisando, buscando desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico”, diz a gerente de Organização do Currículo Escolar, Maria Vilma da Silva,

Reduc

A publicação eletrônica, que tem periodicidade semestral, possui o objetivo de divulgar, aprimorar e reconhecer o trabalho dos professores da rede estadual de ensino, para efetivar uma socialização eficaz das práticas curriculares mais exitosas produzidas pelos mesmos. Além disso, também pode incentivar outros professores a registrar os resultados de suas práticas, oferecendo-lhes a divulgação desses trabalhos em ampla dimensão.

Para impulsionar ainda mais a produção científica na rede estadual, a Georc também realiza minicursos sobre como elaborar artigos científicos e relatos de experiências voltados aos professores que desejam inscrever trabalhos para publicação na Reduc. Já foram realizadas formações nas 5ª, 6ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Educação (Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares) e, em 2014, o minicurso terá continuidade nas demais CREs, para que todos os professores sejam beneficiados e estejam capacitados a escrever um trabalho com maiores chances de aprovação. O curso conta com 20h de aulas presenciais e outras 20h de aulas semipresenciais

Inscrições de trabalhos

Para realizar a inscrição dos trabalhos para a 3ª edição da revista, que sairá em janeiro de 2014, o professor e os parceiros pesquisadores das escolas da rede estadual de ensino que estiverem interessados devem, inicialmente, conferir o edital no site da Reduc (http://www.educacao.al.gov.br/reduc) para se certificar de que o trabalho se enquadra nos critérios exigidos, entender as normas e, posteriormente, efetuar o envio do trabalho para reduc@educacao.al.gov.br ou reduc.see.al@gmail.com. Os artigos científicos ou relatos de experiência podem ser inéditos ou já publicados em eventos na área de Educação e devem ser escritos em língua portuguesa, tendo como objeto qualquer temática ligada ao planejamento desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

O trabalho, depois de enviado, será julgado por dois conselheiros editoriais da Reduc, especialistas na área de que se trata o artigo ou relato, escolhidos entre os 21 integrantes do Conselho Editoral, formado por mestres e doutores, para que seja dado o parecer do trabalho dentro dos critérios previstos no edital.

Caso a decisão dos dois pareceristas seja divergente, um terceiro conselheiro, também especialista na área, será consultado para que seja feito um terceiro parecer. Após a avaliação, o trabalho pode ser aprovado com ou sem restrição, ou reprovado. Caso seja aprovado com restrição, o trabalho é enviado de volta ao autor com as ressalvas necessárias, e o mesmo terá o prazo máximo de uma semana (7 dias), a partir da publicação do resultado, para reenviar o trabalho corrigido. Depois de serem definitivamente aprovados, os autores responsáveis pelos trabalhos devem enviar, em até 15 dias, o termo de autorização para publicação do trabalho.