×

Sergipe

Revista digital Espie! dá destaque a professores e ações educativas

Lançamento ocorreu no auditório do Museu da Gente Sergipana

Uma publicação moderna, com uma proposta inovadora e diagramação leve, que conta com a disposição dos elementos gráficos, principalmente texto e imagem, em um espaço bem definido, que facilita a leitura. Essa é a Espie!, a revista digital da Secretaria de Estado da Educação (Seed), cujo lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório do Museu da Gente Sergipana.

A revista idealizada pelo Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi), de periodicidade bimestral, tem como público-alvo os professores e todos que demostram interesse em conhecer um pouco mais do universo educacional. Segundo o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a Espie! é um espaço público destinado aos professores, que permite a troca de experiências que proporcionam bons resultados, frutos da quebra da rotina e do uso da criatividade.

“É extremamente importante o lançamento dessa publicação para que os professores e equipe diretiva e demais profissionais inseridos no universo educacional informem o que está sendo feito. Iniciativas positivas são realizadas na Rede Estadual de Ensino, mas, por falta de registro, não chegam ao conhecimento de todos. E o periódico é uma oportunidade para a divulgação dessas informações. O sentido de uma revista existir é para colocar as ideias em circulação”, declarou Jorge Carvalho.

Para a editora da Espie!, Danielle Virginie, os educadores que realizam um trabalho diferenciado merecem destaque. “Começamos a pensar na proposta desta revista no final de 2015. É um trabalho realizado em conjunto com toda a equipe do Nupi. É mais um espaço para o professor divulgar suas práticas, socializar experiências e vivências”, ressaltou.

O professor Agnaldo Almeida Santos, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Epifânio Doria, localizada em Poço Verde, não conseguia disfarçar a alegria por publicar na revista Espie! o artigo intitulado “O universo fantástico da leitura e da escrita: ação ‘eu sou a dengue e quero te matar!'”

“É inegável que o lançamento da Espie! é um marco histórico na educação em Sergipe. Ela registra um momento que inicia a divulgação dos trabalhos e resultados do que vem sendo feito em sala de aula. É um espaço que proporciona o aprendizado, por nos permitir conhecer os relatos e experiências de outros docentes”, declarou.

De acordo com o diretor do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, Jadson Teles, as informações, ao serem compartilhadas, podem desenvolver novos olhares. “A Espie! é um espaço que permite pulverizar o conhecimento por meio desta troca de relatos e experiências positivas. Parabenizo esta ação da Seed”, reconheceu.

Primeira edição

Em seu primeiro número, a Espie! apresenta os trabalhos de professores da Rede Pública Estadual de Ensino que se destacaram no cenário local e nacional por meio do desenvolvimento de práticas educativas, inovadoras e que são aplicadas no universo escolar. Nesta edição, são nove artigos, sete dos quais são dos professores da rede, um do professor e assessor técnico do Nupi, Manoel Cerqueira, e o outro texto da pesquisadora Mirian Celeste Ferreira Dias Martins.

As fotografias foram feitas por Danielle Virginie e pela fotógrafa Janaína Santos. O projeto gráfico foi idealizado por Ananda Barreto, e o diretor de arte é Marcelo Prudente. Colaborou toda a equipe do Nupi. Os professores autores são: Mirian Celeste Martins, Agnaldo Almeida, Marcos Medeiros, Inês Cortes da Silva, Marcelo Ribeiro da Silva, Cristiano G. da Silva, Carlos Alexandre Nascimento Aragão, Janaina Couvo Texeira Maia de Aguiar e Lais Santana Santos Souza. A imagem que ilustra a capa é dos ceboleiros cordelistas do município de Itabaiana.