×

Sergipe

Revisão para o Enem atrai grande número de alunos

“A busca começa agora e só termina na véspera do Enem”. Foi com essas palavras que a coordenadora do Programa Pré-universitário, Gilvânia Guimarães, deu início às atividades da Secretaria de Estado da Educação (Seed) direcionadas aos alunos que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá no dia 25 de outubro.

A atividade realizada pela Seed neste sábado, 30, proporcionou dois aulões de revisão aos estudantes interessados. No primeiro, foi feita uma revisão do conteúdo de matemática e na outra foram revistos conceitos para se fazer uma boa redação. As aulas aconteceram na Escola Estadual de Educação Profissionalizante José de Figueiredo Barreto, em Aracaju.

“Preparei uma revisão dos principais assuntos que a prova do Enem costuma apresentar. Tentamos esclarecer alguns dos conteúdos que os alunos demonstram maior dificuldade de compreensão”, disse o professor de matemática da rede estadual Valdemar Ribeiro, que há oito anos leciona também para o Pré-universitário.

A estudante Tatiane Ferreira, que já esteve presente em outro aulão da Seed, irá fazer a prova do Enem pela segunda vez e já escolheu qual curso pretende pleitear na Universidade Federal de Sergipe. “Inicialmente quero cursar pedagogia e acredito que, através de aulas como esta, posso me preparar melhor para o Enem, principalmente em matemática, área em que tenho mais dificuldade”, afirma a estudante, que recentemente concluiu o ensino médio na rede pública estadual.

Assim como Tatiane, a jovem Rebeka Crystiane também se dispôs a estudar um pouco mais em pleno sábado, motivada pelo sonho de cursar medicina veterinária. De acordo com ela, “essas revisões são sempre bem vindas, porque acrescentam conhecimentos e ajudam para que tenhamos um melhor desempenho na hora da prova”.

Aulas

Com um número de alunos superior ao estimado pela Seed, o auditório do José Figueiredo ficou pequeno para tantos interessados. As aulas foram iniciadas às 8h com a disciplina matemática básica ministrada pelo professor Valdemar Ribeiro. Logo em seguida, ocorreu a aula de redação ministrada pelas professoras Isolina Bôto e Laila Gardênia.

O sábado contou ainda com uma aula de atualidades proferida pelo professor e sociólogo Yuri Noberto, que trabalhou com os alunos algumas temáticas atuais que poderão cair na prova de redação.

Durante a manhã foi realizada a inscrição para uma oficina de redação, projeto piloto que será realizado a partir do mês de junho, aos sábados, destinando-se aos alunos do Pré-universitário.

Os aulões acontecerão sempre aos sábados, duas vezes ao mês, até a realização do Enem 2015, segundo explica Gilvânia. As atividades serão abertas ao público.