×

Maceió

Réveillon na orla de Maceió terá 46 câmeras de videomonitoramento

Para garantir uma maior comodidade às milhares de pessoas que vão comemorar a chegada do ano novo na orla marítima, a Guarda Municipal de Maceió vai contar com 46 câmeras de videomonitoramento instaladas no trecho que corresponde a toda a extensão da Avenida Álvaro Otacílio, da Ponta Verde até o Posto 7.

A instalação das câmeras de vídeo é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a empresa de vigilância patrimonial Servipa, que já presta serviços para o município, fazendo o vídeomonitoramento das escolas da rede municipal de ensino.

O Réveillon na orla de Maceió terá como tema o “Samba”, com início previsto para começar às 22h30, na Ponta Verde, próximo à curva do Alagoinhas. Os festejos terão três atrações: a Banda da Polícia Militar de Alagoas, abrindo as comemorações, e os grupos Nosso Samba e Sabaki para finalizar a noite.

Na Ponta Verde, serão 15 minutos de show pirotécnico, realizado por meio de três balsas localizadas em alto mar. As embarcações ficarão posicionadas na direção do Hotel Ponta Verde, do Banco do Brasil e da saída da Avenida Sandoval Arroxelas.

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Paula Sarmento, o sistema de monitoramento através de câmeras será utilizado em outros eventos públicos do mesmo porte em 2012. “É uma ferramenta importante que a Prefeitura de Maceió irá utilizar em grandes eventos como, por exemplo, o Carnaval e São João”, disse ela.

Segundo o diretor da Servipa, Alberto Gomes, o monitoramento irá contar com 44 câmeras fixas e duas móveis e o centro de controle operacional será instalado em uma unidade móvel. “As câmeras contam com sistema infravermelho e serão importantes aliadas da Guarda Municipal e da Polícia Militar no trabalho de patrulhamento da orla no Réveillon”, afirmou.

A Prefeitura não vai precisar investir nenhum recurso na instalação das câmeras de videomonitoramento na orla de Maceió. Todo o investimento ficará a cargo da empresa Servipa. Segundo o diretor geral da Guarda Municipal, Fábio Sampaio, esta parceria vai servir como projeto piloto para uma nova ação prevista pela Guarda para o próximo ano. “Os guardas vão poder se capacitar operando esses equipamentos, e quando o projeto de vídeomonitoramento estiver pronto, no próximo ano, eles já saberão como os equipamentos funcionam”, explicou.