×

Alagoas

Reunião vai traçar estratégia para distribuição de raquetes no Sertão

A estratégia que será montada para a distribuição das 40 mil raquetes de palma resistente à cochonilha do carmim, em municípios do sertão alagoano, será debatida durante reunião realizada em Santana do Ipanema, no próximo dia 7 de agosto.

O encontro – que será realizado na unidade regional da Secretaria de Estado da Agricultura, às 9 horas – vai contar com a presença dos representantes da Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal e da Seagri, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Rural (Dipap) e da Unidade Regional da Seagri de Santana do Ipanema.

Segundo a Adeal, já foram detectados 95 focos da praga nos seis municípios atingidos pela cochonilha do carmim. “O produtor rural vai substituir a palma suscetível por uma variedade resistente à praga. A distribuição será feita logo após as áreas serem preparadas para o plantio”, declarou a fiscal agropecuária, engenheira agrônoma Maria Rufino, afirmando que até agosto as raquetes deverão ser repassadas aos produtores.

O objetivo é substituir gradativamente a palma das áreas atingidas pela palma da variedade miúda, a partir da multiplicação que será feita pelos produtores, com orientação da Seagri e da Adeal.
Os municípios que vão receber as raquetes da palma miúda são Ouro Branco, Canapi, Maravilha, Mata Grande, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.

A palma miúda é multiplicada na Estação Experimental de Pesquisa da Seagri em Santana do Ipanema, e no Parque de Exposições de Batalha.