×

Meio Ambiente

Reunião vai definir ações emergenciais da seca no estado

Os 36 municípios alagoanos que estão em situação de emergência por causa da seca vão se reunir na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na próxima segunda-feira (23), com representantes do FECOEP, Defesa Civil Estadual, Exercito, CASAL, Secretaria do Meio Ambiente para definir as ações emergenciais.

Semana passada o governador anunciou a verba de apoio emergencial de R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para execução da Operação Carro-Pipa. Durante a reunião na AMA, será definido a quantidade de carro pipa pra cada município.

Segundo o presidente da AMA, o prefeito Marcelo Beltrão, a verba de apoio emergencial deve auxiliar os municípios enquanto a verba federal não é liberada. Segundo a Defesa Civil, o Plano de Trabalho Emergencial já está tramitando em Brasília orçado em R$ 10 milhões, porém deve demorar mais de 30 dias para ser aprovado.

A AMA já divulgou a relação de exigências em que os municípios em situação de emergência por causa da seca devem seguir para receber a Operação carro pipa. É necessário que a até a data da reunião todos agilizem o cumprimento dos critérios exigidos.