Depois de dois dias de seminários, a Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, formada pelos deputados Francisco Tenório (PMN) – presidente, Jó Pereira – relatora do Plano Estadual de Educação (PEE) e Inácio Loiola (PSB), em parceria com o do Fórum Permanente de Educação de Alagoas, voltou a realizar reuniões temáticas nesta quinta-feira, 3.
Desta vez, o tema debatido foi a educação superior, ciência e tecnologia dento PEE. Foram convidados a participar da reunião representantes do Governo do Estado, da Universidade Federal de Alagoas, da Universidade Estadual de Alagoas, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, de faculdades particulares, além de representantes da Associação dos Municípios de Alagoas e do deputado Rodrigo Cunha (PSDB).
O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, explicou os problemas, desafios e as soluções para o PEE na área do ensino superior. “Dois pontos são importantes nesta questão. O primeiro é incrementar uma política de financiamento, porque resolvendo isso, poderemos ofertar mais vagas, principalmente nas áreas de química, física, matemática, filosofia, sociologia, artes e língua estrangeira. O segundo, é a revisão dos planos de cargos e carreiras dos profissionais de educação das duas universidades alagoanas”, disse.
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Pablo Viana, falou da importância de trazer a questão dos cursos superiores para o PEE. “A educação, em qualquer sociedade, é fundamental para que a gente consiga vislumbrar melhoras no índice de desenvolvimento. Precisamos inserir mecanismos e técnicas modernas para que se consiga obter novos resultados na área de educação. A forma que educamos nossos jovens não estão sendo revistas”, afirmou.
A relatora do PEE, deputada Jó Pereira, destacou a grande contribuição feita pelos convidados e disse que é preciso fortalecer, cada vez mais, as universidades estaduais de Alagoas. “Todos aqui foram unânimes em demonstrar a necessidade de fortalecimento as universidades estaduais, no sentido da formação de professores de nível superior. Só assim iremos reter estes professores no Estado para que eles possam contribuir na formação de novos profissionais”, disse.
Jó Pereira mostrou, ao final da reunião, algumas sugestões que foram apresentadas pelos debatedores, entre elas, o auxílio permanência dos alunos, plano de cargos e carreiras dos professores, parceria permanente entre Estado e municípios para garantir a política de interiorização da residência em saúde da família, ampliação dos cursos de matemática, química e língua estrangeira, papel da Fapeal perante as universidades estaduais e dedicação exclusiva para os professores universitários.
Na próxima quarta-feira, 9, a partir das 9 horas, a comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo irá realizar mais uma reunião técnica para debater a educação étnico-racial e educação no campo.