×

Penedo

Reunião semanal do Rotary debate situação do 6º GBM de Penedo

Governo Federal quer o aeroporto de volta; encontro foi para debater esse assunto

Existe um projeto em andamento para a reforma e ampliação do aeroporto de Penedo. Famílias que moravam no seu entorno já foram retiradas. E agora, o Governo Federal pediu de volta às instalações que servem de quartel improvisado ao 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), sediado em Penedo, a cerca de dez anos.

Para o encontro semanal do Rotary Clube, dois convidados fizeram parte da mesa, o mais novo comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Penedo (GBM), o major Germano Lopes da Silva e o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB). Nesta reunião que acontece sempre às quintas-feiras, o tema que norteou a discussão foi à transferência do GBM para um novo local, bem como, a construção do quartel definitivo, visto que, o terreno já foi disponibilizado.

Em sua fala, o major Germano Lopes expôs aos rotarianos a situação do GBM local. “A cidade é privilegiada. O nosso GBM é estruturado, possui equipamentos novos, viaturas em perfeitas condições de uso. Estamos prestes a receber um jet sky, um bote motorizado e mais uma ambulância de resgate. A nossa unidade é uma das mais equipadas do interior. Porém, só existe um problema, há dez anos que não possuímos um quartel próprio”, informou.

O terreno para a construção já foi doado pelo governo de Alagoas há quatro anos, o projeto também está pronto, o que falta é o Estado de Alagoas liberar os recursos para a sua construção. “Agradeço o engajamento da sociedade civil, essa iniciativa é muito importante para a cidade de Penedo”, observou o major Germano Lopes.

O GBM de Penedo vai ser transferido, visto que, o Governo Federal solicitou as instalações do aeroporto. Porém, o quartel definitivo será no terreno já doado em frente à Escola Estadual Comendador Peixoto.

Também convidado para o encontro, o vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), afirmou que a atual gestão se comprometeu a contribuir neste primeiro momento com a transferência para a outra sede, ainda improvisada. “O GBM esta deixando depois de dez anos o aeroporto. Apesar da situação, é preciso aproveitar o momento para cobrar ao Governo do Estado a construção do novo quartel, o terreno já existe”, pontuou o vice-prefeito.

Ronaldo Lopes também fez uma breve explanação dos projetos que estão em apreciação no PAC das Cidades Históricas. Penedo foi comtemplada com mais 43 municípios brasileiros para fazer parte do programa.