Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica, a coordenação do Plano de Ações Articuladas (PAR) realizou, nesta quinta-feira (14), no auditório da Semed, a primeira reunião para discutir o realinhamento do PAR/Maceió 2011/2014 e a definição das ações desenvolvidas pelas equipes técnicas.
Para a estruturação do trabalho de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Prefeitura de Maceió, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), a coordenadora do PAR/Maceió, Cláudia Oliveira Alves, disse que alguns pressupostos servirão como elemento norteadores: “Considerar a análise da realidade local como ponto de partida, focalizar como objeto de trabalho a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos do município e mobilizar os diversos segmentos da sociedade civil organizada em prol da educação pública”, afirmou.
O secretário municipal de Educação de Maceió, Thomaz Beltrão, esteve presente na reunião e destacou o empenho dos técnicos da Semed neste programa, que vai ajudar na implantação de ações com vista à universalização do acesso à educação básica, garantindo a permanência dos alunos nas escolas e a construção da melhoria da qualidade da aprendizagem. “Essa é uma iniciativa extremamente importante para a melhoria do ensino no município. A nossa expectativa é construir um plano eficaz e de acordo com a nossa realidade, para que possamos, de forma efetiva, realizar as diversas ações de maneira articulada”, disse.
Para cada dimensão foram priorizadas ações a merecerem tratamento nesta fase do processo de mudança. Elas foram divididas em quatro dimensões: Gestão Educacional; Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviço e de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
O Plano de Ação Articulada é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação (MEC) destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre Estado e municípios, que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação. A conclusão desse trabalho irá permitir que a Semed se coloque em uma condição estratégica no que tange a qualidade de ensino.
