×

Maceió

Reunião na Prefeitura cria comitê de apoio aos moradores de rua

Preocupado com o crescente número de assassinatos de moradores de rua na capital, o prefeito Cícero Almeida realizou em seu gabinete uma reunião com diversos representantes de instituições da sociedade, para discutir o enfrentamento dessa questão.

O encontro, que contou com a participação do assessor especial da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivair Augusto Alves, e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Igreja Católica, além de secretários do município, resultou na criação do Comitê de Apoio aos Moradores de Rua, onde a Prefeitura vai trabalhar em parceria com essas entidades.

O prefeito Cícero Almeida disse que o grupo deve trabalhar unido e com um único objetivo, para que não venha a acontecer a 32ª morte de morador de rua. “Vamos criar um pacto em defesa da vida em Maceió. Esse Comitê trabalhará em parceria com diversos órgãos e entidades para dar apoio aos moradores de rua e assim reverter essa situação negativa que abateu nossa cidade”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, apresentou as ações concretas que serão efetuadas pela Semas até dezembro, como a criação de mais 50 novas vagas no Albergue Municipal, localizado no bairro do Poço; a utilização de dois novos veículos para monitoramento nas ruas, além da contratação de 14 novos educadores sociais – que vão trabalhar focados nos moradores de rua.

Também serão inaugurados dois Centros Especializados de Referência de Assistência Social que trabalharão com a população de rua (Creas-Pop), e quatro centros de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefis).

Francisco Araújo, também apresentou um mapeamento dos usuários e programas complementares para a população de rua, realizado em 2010, em seis áreas de Maceió – divididas pelos bairros que estão em constante vulnerabilidade social. No ano de 2010 foram retiradas 120 crianças das ruas de Maceió e encaminhadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); um total de 170 novas famílias foram incluídas no Programa Bolsa Família, 70 famílias foram beneficiadas com casa própria, e 80 famílias estão recebendo auxílio-moradia. Passaram 1700 pessoas pelo Albergue Municipal, e 180 pessoas foram contempladas com documentação civil.

Na avaliação de Ivair Alves, esse é um momento para se estabelecer um laço de confiabilidade entre a Prefeitura de Maceió e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, já que se trará de um problema complexo que, para ser resolvido, precisa da parceria de outros órgão e entidades. “Meu esforço aqui, hoje, é agendar e mobilizar os ministérios da Educação, Saúde e Assistência Social, para que todos trabalhem unidos, e assim, mudar essa triste realidade na qual Maceió se encontra”, disse.

Participaram da reunião com o prefeito, o presidente da OAB Alagoas, Omar Coelho, o advogado Gilberto Irineu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, que foi escolhido, por sugestão do prefeito, para ser o presidente do Comitê, o conselheiro federal pela OAB, Welton Roberto, o representante do Fórum Permanente de Acompanhamento à População de Rua de São Paulo, Alderon Costa, o representante da Igreja Católica, padre Manoel Henrique, além dos secretários municipais de Educação, Thomaz Beltrão, de Assistência Social, Francisco Araújo, de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto, de Governo, Pedro Alves, e de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro.