×

Cultura

Reunião na capital traça estratégias para o São João 2015

Representantes das pastas da Cultura, Meio Ambiente, Segurança Comunitária, Transporte e Trânsito, Iluminação Pública, Convívio Urbano, Abastecimento e Limpeza Urbana estiveram reunidos nesta terça-feira (19) para traçar estratégias de trabalho para o São João dos 200 Anos de Maceió. O encontro aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no bairro de Jaraguá.

Entre os temas discutidos na reunião, chama a atenção: a distribuição de ambulantes, iluminação pública, local para estacionamento e fluxo de veículos, contingente de policiamento e determinação do volume de som.

O diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, explica que esse encontro é importante para garantir que os festejos juninos aconteçam com a segurança que o maceioense e os turistas merecem. Segundo ele, a parceria entre as pastas é fundamental para a realização de todos os grandes eventos capitaneados pela Cultura e será imprescindível também para o sucesso do São João 2015.

Festa descentralizada

Este ano a festa mais popular do Nordeste ganha o tema “São João dos 200 Anos, lembrando Clemilda e Gerson Filho” e mantém o caráter de descentralização estabelecido desde o primeiro ano da atual gestão da Prefeitura.

Os festejos acontecerão no Arraial Central e Forrock, ambos no Jaraguá; nos Mercados Públicos (Produção, Artesanato, Jacintinho, Jaraguá e Shopping Popular); e em 50 arraiais espalhados por diversoso bairros da cidade.

Entre os grandes nomes de projeção nacional com presença confirmada no São João de Maceió estão Jorde de Altinho, Batista Lima, Alcymar Monteiro, Samyra Show e Forró 100%, Nando Cordel, Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Flávio José, Luan Estilizado, Amazan, Mastruz Com Leite e Cavaleiros do Forró.

A programação completa será divulgada após o resultado da seleção feita por meio do edital para produção musical, que definirá os 50 trios de forró que comporão a programação, bem como as 20 bandas de forró locais e as nove atrações do Forrock. Outras 20 bandas de forró locais com destaque regional, cuja presença é fundamental para as tradições juninas, também serão convidadas pela FMAC.