×

Maceió

Reunião discute inclusão social para adolescentes da PCU

A secretária adjunta do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária e articuladora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, participou nesta quinta-feira (17) de uma reunião no Conselho Regional de Psicologia, com representantes do Unicef e do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu. O encontro também contou com a participação da diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Vanessa Beltrão, e discutiu ações para a criação de um projeto de inclusão social para os adolescentes beneficiados pela Plataforma de Centros Urbanos do município.

A proposta foi trazida pelos articuladores do Unicef de Recife, Claúdia Lira e Eduardo Farias, que darão o suporte necessário às instituições envolvidas na iniciativa. Um dos passos para iniciar o projeto é conhecer o perfil dos adolescentes do município que participam da PCU em relação a sua identidade, família, ambiente e escolhas para utilizar as informações como base na hora de planejar as ações.

De acordo com Cláudia Lira, serão realizadas duas oficinas com os adolescentes que estão inseridos nas regiões administrativas prioritárias de Maceió. Segundo Cláudia, a mesma experiência foi realizada em Recife e teve como foco o incentivo à profissionalização e oportunidades no mercado de trabalho, alcançando bons resultados.

“Na primeira oficina, vamos estimular a capacidade de escolha dos adolescentes em relação à educação, profissionalização, oportunidades e ingresso no mercado de trabalho. Na segunda, vamos explicar os conceitos de mercado de trabalho, o que são ofertas e demandas, quais os tipos de emprego e estratégias para ocupar vagas de emprego”, explicou a articuladora.

Para Claúdia Lira, a criminalidade traz grandes prejuízos aos jovens brasileiros. “O problema da criminalidade não é exclusivo de Maceió, isso é uma realidade no Brasil. As drogas destroem a família. Por isso, vamos até eles conhecer quais seus problemas e quais as suas perspectivas. Graças a esse belíssimo trabalho, realizado pela Plataforma de Centros Urbanos de Maceió, podemos seguir com esse projeto na expectativa do sucesso”, disse a consultora do Unicef de Recife.

A articuladora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, destacou a necessidade de conhecer de perto o desejo desses jovens no âmbito profissional para incentivá-los a seguir em busca da realização de seus sonhos profissionais.

“Nós já fazemos esse trabalho de ir até às comunidades, ouvir os jovens e saber de suas necessidades. Porém, com essa nova parceria do Unicef e do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, vamos trabalhar pensando com eles, saber o perfil de cada um e quais as suas necessidades em relação ao mercado de trabalho. Acredito que com essa união, o resultado do nosso plano será bastante positivo”, disse Juliana.