A implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim) no município de Maceió foi tema de reunião realizada nesta quinta-feira (21), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande). O sistema visa reduzir a burocracia e simplificar processo de abertura alteração e fechamento de empresas através de um portal na internet.
A Redesim integra todos os órgãos envolvidos no processo de registro e licenciamento de empresas por meio de uma entrada única de dados em um site na internet. Através da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), o sistema será implantado nos 102 municípios alagoanos, que não terão custo para a implantação.
“Dez municípios já contam com a Redesim e implantá-la em Maceió é o nosso objetivo. Através da parceira entre o Governo do Estado, Prefeitura e Sebrae/AL iremos trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível”, afirmou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Os empresários e micro empreendedores individuais (MEIs) interessados em abrir, alterar ou dar baixa em suas empresas poderão fazer uma consulta prévia através do preenchimento de dados na internet e, após aprovação, levar os documentos necessários à Junta. Todos os órgãos envolvidos no sistema mercantil receberão os documentos através de um sistema integrador e o empresário poderá acompanhar toda a tramitação do processo através do portal na internet.
“Aqueles interessados em abrir empresas, por exemplo, precisam levar uma série de documentos em diferentes órgãos e esperam cerca de 50 a 100 dias para obter seu registro. A Redesim vai possibilitar que todo esse processo ocorra de uma maneira mais rápida e prática”, ressaltou o presidente da Juceal, José Lages.
Para dar celeridade à implantação do sistema em Maceió, a secretária de Finanças, Marcilene de Oliveira, agendou uma reunião para o dia 09 de agosto. Participarão do encontro técnicos da Vigilância Sanitária, da Superintendência Municipal do Controle e Convívio Urbano (SMCCU), da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e técnicos de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Finanças de Maceió.
A implantação da Redesim se dá em blocos de 10 municípios por mês. Já foram contemplados: Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Maragogi, Santa Luzia do Norte e Paripueira.
Participaram da reunião desta quinta, representantes da Seplande, da Juceal e da Secretaria de Finanças e do Sebrae/AL.