×

Maceió

Reunião discute direitos da população em situação de rua

Com objetivo de discutir a política de assistência à população em situação de rua, a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, se reuniu com o advogado e conselheiro Nacional de Direitos Humanos, Everaldo Patriota, representantes do movimento da população em situação de rua, além de técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O conselheiro Everaldo Patriota destacou que a maioria dos municípios alagoanos não tem institucionalizada a política voltada para a população em situação de rua. “O município de Maceió é o mais institucionalizado. As principais cidades do interior não têm atendido a população em situação de rua. Nosso objetivo é avaliar as demandas e encaminhá-las ao governo do Estado e município”, falou .

De acordo com Celiany Rocha, o trabalho feito pela Prefeitura de Maceió se baseia na busca por direitos. “Nós vamos até as pessoas que se encontram em uma extrema situação de vulnerabilidade para encaminhá-las aos programas de promoção à qualidade de vida e acesso à profissionalização. A Semas conta com vários serviços de atendimento à população de rua. Há cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que fazem o trabalho de busca ativa nas ruas, encaminhamento e acompanhamento das pessoas em situação de rua; dois Centros Pop – espaços para atendimento e higiene pessoal para população de rua; e duas casas de passagem, uma delas familiar”, ressaltou gestora.

De acordo com dados da Semas, no ano de 2016 foram feitos mais de 2.100 atendimento à população em situação de rua em Maceió. Só de janeiro a junho deste ano, o Semas realizou 1.732 atendimentos; o Centro Pop I, 472; e o Centro Pop II, 1.040 atendimentos.