×

Maceió

Reunião discute assistência farmacêutica em Maceió

A Coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se reuniu nesta quinta-feira (29), na sede do órgão, com os farmacêuticos das unidades de saúde para discutir o cuidado farmacêutico na rede de atenção básica. O encontro teve como objetivo discutir a aquisição, programação, armazenamento e dispensação, além da prestação de conhecimento do uso dos medicamentos de forma racional.

Segundo o coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS, Venício Rocha, na assistência farmacêutica, cabe aos profissionais de farmácia, ir além de simplesmente adquirir, armazenar e distribuir medicamentos. “Existe uma visão distorcida de que a farmácia só compra e distribui medicamentos. É preciso entender que o serviço vai além disso com a dispensação orientada, observação da evolução dos pacientes, queixas de efeitos colaterais e eficácia do produto para tratamento de determinada doença”, explicou.

Ainda para Rocha, o trabalho de orientação e observações farmacológicas dos pacientes também ajuda a otimizar o tempo de profissionais médicos. “Os pacientes podem se dirigir diretamento ao farmacêutico se notarem reações adversas, se notarem que o tratamento não está surtindo efeito, para que ele possa ser substituído. Isso evita que todos procurem o médico, quando o próprio farmacêutico pode resolver essas questões”, afirmou o coordenador.

“A assistência farmacêtica funciona com a descrição dos problemas dos pacientes por meio de uma ficha de acompanhamento, onde estão descritos os remédios que estão sendo administrados, com suas respectivas dosagens, as intervenções farmacêuticas realizadas, o registro das ações, as orientações terapêuticas com as técnicas de aconselhamento ao paciente, além do registro de seu prontuário e da percepção que ele tem sobre sua própria saúde”, pontuou Cláudia Aires, farmacêutica da coordenação de Farmácia e Bioquímica da SMS.

A farmacêutica afirma ainda que o aconselhamento dos pacientes é essencial nesse processo. “Aconselhando o paciente, o profissional visa chamar a atenção dele para a administração correta dos medicamentos, a importância da adesão ao tratamento, o propósito daquela medicação, além das interações medicamentosas com outros remédios ou alimentos e bebidas que não devem ser consumidos no período de tratamento”, finaliza.