Técnicos da Prefeitura de Maceió esteve reunidos, nesta segunda-feira (26), com as lideranças das cooperativas dos catadores do Lixão. O encontro aconteceu na sede da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O objetivo do encontro foi definir estratégias para a inserção da categoria no mercado de trabalho, em virtude da proximidade da paralisação das atividades no Lixão de Maceió.
Uma ação conjunta da Slum com as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e de Assistência Social (Semas) vai viabilizar uma série de benefícios para os catadores de lixo. Uma ação já será realizada na próxima quinta (29) na Vila Emater, no bairro Sítio São Jorge. Os catadores vão ter a oportunidade de tirar documentos como RG e CPF e de se inscreverem em cursos profissionalizantes como os de manicure, pedreiro, cabeleireiro, entre outros.
Para o superintendente da Slum, Ernande Baracho, era fundamental que os catadores fossem informados de que as atividades no Lixão serão encerradas brevemente. “Sempre trabalhamos em harmonia e agora não seria diferente. Essa reunião foi importante para demonstrar que estamos todos em busca dos mesmos objetivos e de que faremos todo o possível em beneficio dos catadores”, disse ele.
Na quinta-feira, só poderão participar da ação na Vila Emater os catadores de lixo que estavam cadastrados para trabalhar no Lixão de Maceió. Os trabalhos serão iniciados às 8h da manhã e se estenderão até as 14h.
Segundo o secretário de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcante, reuniões como essa deverão ser realizadas mensalmente. “Assim poderemos analisar o andamento dos trabalhos e debater quais os próximos passos a serem dados”, concluiu.
