A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió se reuniu com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), na sede da Semed, para dar início a uma parceria entre os dois órgãos, visando desenvolver, junto às unidades de ensino, o projeto Defesa Civil na Escola.
O objetivo do projeto é preparar a comunidade escolar para que esta seja multiplicadora das ações de prevenção e combate às tragédias naturais, tais como: alagamento, inundação, deslizamento e erosão. A reunião teve a participação do coordenador da Defesa Civil de Maceió, coronel Antônio Almeida, da diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, do coordenador de Articulação Comunitária, Eduardo Bahia, e das técnicas da coordenação de Educação Ambiental da Semed.
De acordo com o coronel Almeida, a ideia é escolher inicialmente três escolas da rede municipal, de acordo com sua localização, e implantar o projeto. “Vamos treinar os professores para que eles sejam multiplicadores em relação aos seus alunos”, informou o coronel.
Para Elaine, o projeto é importante, uma vez que os conteúdos relacionados com a segurança global da população, com a redução dos desastres e, sobretudo, com a redução das vulnerabilidades dos cenários e das populações em risco sejam incluídos nos currículos escolares. “É importante que os sistemas de ensino participem de projetos que tenham reflexos preponderantes sobre a qualidade de vida e sobre o crescimento da expectativa de vida da população”, disse.
O projeto Defesa Civil na Escola faz parte do programa Alerta e Preparação de Comunidade para Emergência Natural Local (Apen), que foca, principalmente, duas frentes de trabalho: limpar e desobstruir as galerias de águas pluviais da capital e monitorar a ocupação das áreas de risco, como grotas e encostas.
