A reunião para a socialização de informações sobre a participação da delegação alagoana na III Conferência Nacional de Economia Solidária (Ecosol) foi realizada na terça-feira (29), no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e contou com presença de 15 delegados de várias regiões do Estado de Alagoas. A III Ecosol será realizada em Brasília, de 27 a 30 de novembro.
Durante o encontro, a Comissão Organizadora, representada pela atual secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), Betânia Jatobá, enfatizou a importância deste momento de preparação para o encontro nacional. “É como muita alegria e entusiasmo que recebemos os delegados e delegadas eleitos para este momento de troca de informações e experiências sobre a Economia Solidária de nosso de Estado. Precisamos estar unidos e conscientes de nosso papel para defendermos, em Brasília, as deliberações firmadas pelos empreendimentos”, falou a secretária.
O evento serviu para o estudo das dez deliberações nacionais elaboradas da III Conferência Estadual de Ecosol, com destaque para o Eixo 2, que tem foco na criação do Fundo Nacional para a Economia Solidária.
O debate sobre as propostas e sobre uma metodologia de construção do Plano Estadual de Economia Solidária levantou várias questões de encaminhamento, considerando a realidade das regiões do Estado e os eixos que foram discutidos nas conferências regionais e na Estadual.
Para preparar melhor os delegados que irão para a III Conferência Nacional, a Coordenadoria de Economia Solidária está elaborando um documento com as deliberações aprovadas para entregar aos delegados no próximo encontro, que acontecerá no próximo dia 29 de agosto. Este documento servirá como registro histórico da produção aprovada em plenária e será a base para a realização do Plano Estadual para os anos de 2015 a 2018.
