×

Alagoas

Reunião com o BNDES garante novos investimentos para Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho se reuniu nesta quarta-feira (29), em Brasília, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para apresentar projetos de desenvolvimento para Alagoas. Na ocasião, Vilela garantiu investimentos do BNDES na construção de central energética a partir do bagaço de cana, recursos para a infraestrutura do Estado, principalmente para o Turismo, além de assegurar investimentos não reembolsáveis a serem aplicados na melhoria da gestão pública.
A construção da central energética Benergia está a cargo da Hidrotérmica S/A, do Grupo Bolognesi, que pesquisa e investe em novas formas de energia desde 1999. A Benergia utilizará a biomassa da cana e, de acordo com o governador, o investimento é da ordem de R$ 200 milhões. O presidente do BNDES ficou satisfeito com a apresentação e manifestou todo o interesse em participar do pacto energético.

O secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, presente à reunião, explicou que “a Benergia é um investimento de alta base tecnológica e representará o parque energético de biomassa mais importante do Nordeste neste momento”. O governador Teotonio Vilela destacou o projeto como de grande interesse. “Inovador, o projeto também gera emprego, renda e impostos, sendo da maior importância para o desenvolvimento do Estado”.

Em seguida, Teotonio tratou da liberação de financiamento de U$ 150 milhões para investimentos em obras de infraestrutura, já autorizados pelo Tesouro Nacional. De acordo com Vilela, Alagoas obteve a autorização a partir do equilíbrio fiscal que o Governo alcançou ao longo dos últimos quatro anos. O governador explicou que os recursos serão para a infraestrutura, principalmente para o setor do Turismo.

Gestão Pública
Para garantir avanços na gestão pública do Estado, o governador Teotonio Vilela assegurou investimentos de R$ 12 milhões não reembolsáveis para o Tesouro Estadual. O recurso deverá estar disponível em 60 dias e será utilizado na contratação de empresas especializadas em gestão.

O governador avaliou a reunião como bastante produtiva e destacou a importância de manter a parceria com o BNDES e o Governo Federal. Segundo ele, o entendimento demonstra o interesse de todos pelo bem-estar da população e desenvolvimento equilibrado do País.