Orientações posturais e exercícios preventivos foram os dois temas desenvolvidos durante o encontro mensal realizado pela coordenação do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta segunda-feira (8), no auditório da SMS. O encontro foi especialmente destinado para os cuidadores de idosos. O fisioterapeuta Marcus Vinicius Lira de Jesus, da equipe da SMS, proferiu a palestra e fez o público presente alongar e se exercitar.
Por meio de slides, o fisioterapeuta mostrou o modo certo de sentar, deitar, levantar e ainda a postura correta ao desenvolver atividades domésticas como o lavar de roupas, varrição de casa, passar ferro em roupas, entre outros. Ele explicou que a falta de atenção a essa postura correta pode, ao longo do tempo trazer problemas complicados de serem corrigidos. “Devemos ter o hábito de prestar atenção em todo movimento do nosso corpo. No começo pode ser difícil, mas depois vira uma prática natural que vai ajudar por todo tempo de sua vida”, orientou o fisioterapeuta.
Marcus Vinicius pediu aos cuidadores que fizessem alongamento e exercícios simples para evitar dores na lombar e nas pernas. “Cinco minutos ao acordar e algumas vezes durante o dia ajuda a melhorar e muito a qualidade de vida de todo ser humano”, assegurou o especialista. Ele esclareceu ainda que qualquer atividade física libera endorfinas – substâncias que são produzidas e liberadas no cérebro e que provocam sensação de bem-estar.
Marcus Vinicius de Jesus informou que qualquer unidade de saúde que manter atividades com idosos e tiver interesse na palestra-tema do encontro pode entrar em contato com a coordenadoria do programa para que ele possa realizar a atividade. O contato deve ser feito pelo 3315-5234.
Convidada
A coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Elisabete Toledo, participou do encontro convidada pela coordenadoria da SMS. Ao final do encontro, Elisabete se apresentou e explicou ao grupo que a Sesau é responsável pelas políticas de atenção à saúde do idoso – ficando o atendimento direto com a Secretaria Municipal de Saúde (SUS).
