A coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) de Alagoas se reuniu, nesta segunda-feira (11), para realizar uma avaliação periódica e discutir ações do Programa. O encontro foi realizado na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em Jaraguá, reunindo gestores dos 13 Arranjos, além de representantes das secretarias estaduais.
Atendendo a demandas dos gestores, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) apresentou possibilidades de cursos de capacitação. Segundo o diretor de Qualificação Profissional da Seteq, Jorge Firmino, os cursos podem variar de acordo com carga horária e com a necessidade de cada área de atuação, além do perfil do aluno e da inserção, ou não, no mercado de trabalho. Ficou definido que cada gestor enviará aos coordenadores do PAPL, até o dia 18 deste mês, o nome do curso, o período e a duração mais viável.
Durante o encontro, também foram debatidas as sugestões de palestrantes para compor as mesas redondas do Encontro dos APLs, que será realizado no dia 29 de setembro, dentro da programação da Feira do Empreendedor, entre os dias 29 de agosto e 2 de outubro no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no bairro de Cruz das Almas.
“É importante pensarmos em nomes que sejam do Nordeste brasileiro, para mostrarmos o que deu certo na prática e que se enquadra dentro da nossa realidade”, explicou o coordenador do PAPL pelo Sebrae/AL, Ronaldo Moraes.
O presidente do Projeto Rondon em Alagoas, Manoel Augusto de Azevedo, expôs a atuação do projeto e aproveitou a oportunidade para conhecer as atividades e as necessidades dos 13 APLs, além das prioridades de cada região onde o projeto pode atuar.
Os gestores dos Arranjos receberam a boa notícia de que as taxas da linha de Crédito Afal Competitivo foram reduzidas para os produtores e empreendedores ligados aos APLs. O analista de projetos da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), Alexsandro Dantas, explicou que houve uma redução de 2,5% para 2,2% nos juros dos financiamentos para os Arranjos. Também houve uma redução de 3,1% para 2,6% para micro e pequenas empresas ligadas aos programas desenvolvidos pelo Governo, Sebrae e prefeituras alagoanas, como a Sala do Empreendedor.
Segundo a coordenadora do PAPL pela Seplande e diretora de Cadeias Produtivas e APLs, Flaviana Barbosa, com essa redução os proprietários terão maiores alternativas para recorrer à linha de crédito para o fortalecimento das cadeias produtivas.
Rodadas de Negociação
Ficou decidido que as Rodadas de Negociação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) 2011/2012 serão realizdas de 21 a 25 de novembro. Nestes encontros, os gestores dos APLs vão apresentar demandas a serem negociadas com os seus parceiros para 2012. As Rodadas serão baseadas em três etapas – avaliação, planejamento e validação.
Para mostrar os resultados obtidos pelos APLs, os gestores devem produzir um relatório de atividades – até o dia 25 de julho – com os casos de sucesso; os investimentos – sem crédito – e os eventos realizados entre 2004 e 2010; dados sobre o associativismo e cooperativismo; a infraestrutura do Arranjo; o relacionamento com as universidades; os prêmios e os destaques recebidos; as políticas públicas, dentre outros aspectos.
As reuniões de avaliação entre gestores e coordenadores do PAPL ocorrerão quinzenalmente.