×

Esporte

Retrospectiva: Santos fez a melhor campanha desde a Era Pelé

Pelé e Neymar, são símbolos de duas gerações santistas vencedoras

Melhor time das Américas e finalista do Mundial de Clubes da FIFA, o Santos FC encerra 2011 com saldo positivo. Os resultados comprovam que foi o melhor ano do time desde a Era Pelé (o Rei atuou no Peixe de 56 a 74). Foram nada menos que três importantes finais, com dois títulos conquistados, o bicampeonato paulista, sobre o arquirrival Corinthians, e a Libertadores, numa recuperação fantástica ao longo da principal competição das Américas, para erguer a taça após quase cinco décadas (48 anos).

Também motivo de orgulho, o Peixe chegou à final do Mundial de Clubes da FIFA, agora em dezembro, no Japão, terminando em segundo lugar, atrás apenas do Barcelona, da Espanha. No total, foram 77 jogos na temporada, com 37 vitórias, 20 empates e 20 derrotas, com aproveitamento de 56,71%. A equipe marcou 121 gols (média de 1,57 por partida) e sofreu 74 (média de 1,22).

No Paulista, o melhor desempenho, com 69,57% de aproveitamento, sendo 14 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. No torneio continental, foram sete vitórias, seis empates e uma única derrota, garantindo 64,29% de aproveitamento. No Brasileiro, o Peixe teve o início prejudicado pela concentração no título da Libertadores e depois por ceder três importantes jogadores (Elano, Neymar Jr. e PH Ganso) à seleção na Copa América, e encerrou a campanha em 10º lugar, com 15 vitórias, oito empates e 15 vitórias.

Nos desempenhos individuais, o goleiro Rafael foi o que mais atuou com a camisa do Santos em 2011: 68 partidas, estando presente em 88% dos jogos realizados. O zagueiro Durval aparece logo em seguida, com 66 partidas, seguido do companheiro de zaga e capitão, Edu Dracena, com 61.

O volante Adriano jogou 55 vezes, os laterais Danilo, 52, Léo 50 (alcançando a incrível marca de 399 jogos com a camisa do Santos) e Pará, 48. O atacante Neymar Jr., mesmo servindo à seleção em várias oportunidades, esteve em campo 47 vezes, e completando o top 10, o meia Elano e o volante Arouca, com 43 partidas.

Na artilharia do time, Neymar Jr. e Borges, grande reforço no ano, estufaram as redes adversárias 24 vezes cada um, representando 40% dos gols, somando os dois atletas. Elano marcou 15 (12% do total). Destaque para os 23 gols de Borges no Brasileiro, assegurando o título de artilheiro do Campeonato.

O Santos também esteve muito bem representado na seleção brasileira, com seis de seus jogadores convocados ao longo do ano, incluindo Copa América (Elano, Neymar Jr. e PH Ganso) e o Superclássico Brasil x Argentina (Borges, Danilo, Neymar Jr. e Rafael).

Outro número para se ressaltar foi a atuação na Vila Belmiro, com partidas memoráveis, até históricas, como a conquista do título paulista. Foi a primeira vez que a decisão do Estadual foi realizada no Estádio Urbano Caldeira, que teve uma grande festa da torcida. Foram 27 participações nos gramados santistas, com 16 vitórias, seis empates e só cinco derrotas, com 46 gols marcados e 26 sofridos.

Para 2012, a expectativa é a melhor possível e, novamente, o Santos FC estará em busca de novos títulos, incluindo o inédito tetracampeonato da Libertadores entre os times brasileiros. O início da trajetória do Peixe em 2012 é no Paulista, enfrentando o XV de Piracicaba, no dia 21 de janeiro, às 19h30, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Na Libertadores, a primeira partida será em La Paz, na Bolívia, no dia 15 de fevereiro, contra o The Strongest, campeão daquele País.