A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que foi negativo para gripe A, o resultado do exame da cabeleireira, que faleceu no dia 26 de setembro, suspeita da doença. O resultado foi enviado nesta quarta-feira (14) pelo laboratório da Fiocruz ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
A vítima tinha 49 anos, residia em Maceió e no dia 19 de setembro apresentou os primeiros sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O material coletado foi encaminhado ao Laboratório Fiocruz para exames específicos.
A vítima era cabeleireira, natural do município de Passo de Camaragibe. Há relato que desde 2008, ela se queixava de cansaço físico e palpitações no coração devido às atividades do trabalho. Não há histórico de contato com caso suspeito de gripe A ou realização de viagens.
Com o agravamento do quadro, ela procurou o ambulatório 24h Denilma Bulhões, no Complexo Habitacional do Benedito Bentes, onde foi atendida se queixando de fraqueza e falta de ar. Durante a realização de exame apresentava estado geral comprometido, quando foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde faleceu.
Alagoas permanece com o registro de 22 casos confirmados de gripe A. De 16 de julho até o dia 14 de outubro, foram notificados 73 casos da doença; 45 permanecem sob investigação, aguardando resultados de exames.