O governador Teotonio Vilela acompanha, na manhã desta sexta (4), a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Defesa Social (Seds) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL). A parceria tem como objetivo fortalecer a segurança nos estabelecimentos e comerciais e o fluxo de informações para agilizar as respostas da segurança pública no combate ao crime contra o patrimônio. O acordo será formalizado às 9h30, na sede da Secretaria, no Centro de Maceió.
A Acordo de Cooperação tem a finalidade de formar uma rede voluntária de informações, tornando os associados da Abrasel-AL colaboradores da Seds. Com esta parceria, a Defesa Social vai poder visualizar o ambiente público do associado, por meio de imagens produzidas por um circuito fechado de TV e processamento de geolocalização.
De acordo com o documento, serão instaladas quatro câmeras de circuito fechado de TV, direcionadas para locais estratégicos de concentração de público, com ligação via web com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).
O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, destacou que a medida é mais uma estratégia da Defesa Social para evitar os crimes contra o patrimônio. “O nosso objetivo é a cada dia oferecer mais segurança para os alagoanos e também para os turistas que nos visitam. O setor turístico sempre nos terá como um parceiro para o crescimento de Alagoas”, afirmou o secretário.
Dário Cesar explicou que o dispositivo possibilita uma ação rápida da polícia em casos de algum crime nos estabelecimentos comerciais que contam com as câmeras. “Além da ação policial efetiva nas ruas, também estamos usando a tecnologia como instrumento para a construção da cultura da paz em Alagoas, a exemplo do videomonitoramento e do sistema de comunicação digital”, ressaltou.
Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a sinergia entre as pastas do setor público tem sido um dos pontos fortes para o crescimento do turismo no Estado. “A Defesa Social é uma grande parceira e sempre atende às nossas solicitações. Desta vez, contemplando os bares e restaurantes da capital”, afirmou.
O presidente da Abrasel-AL, Junior Eutimio, disse que a ação vai melhorar a segurança dos clientes e dos funcionários. “O ponto forte da ação é sermos colaboradores da segurança pública, através das imagens captadas pelo monitoramento”, assegurou.
