Uma data especial merece um cardápio diferenciado. Pensando nisso, o Restaurante Popular Padre Pedro, conhecido por ofertar refeições pelo valor de R$ 1, serviu um almoço especial de Natal no dia 23 e repetirá a dose nesta quarta-feira, 30 de dezembro. Cerca de 40 mil refeições são servidas mensalmente no restaurante, localizado na Avenida Carlos Firpo, no centro da capital. Por lá, a população mais carente pode saborear almoço e jantar a preço simbólico. Por trás das delícias, existe uma equipe orientada por uma nutricionista, uma técnica em nutrição e uma engenheira de alimentos.
No almoço, aproximadamente 1.350 pessoas passam pelo local, por dia. E para o jantar, mais 650. Entre eles, a aposentada Jovelina dos Anjos, que sempre frequenta o local, aproveitou a o almoço especial de Natal para levar os netos. Para ela, o restaurante tem um grande valor. “A comida daqui é ótima. Eu só tenho que agradecer por ela e pelo atendimento das pessoas que trabalham aqui. Hoje, ela a comida está ainda mais saborosa e em clima de Natal. Aí eu aproveitei para trazer meus netos que estão de férias. É uma forma de fazer um programa bom e barato com eles”, contou.
Sempre acompanhada pelo seu filho, a dona de casa Maria Helena dos Santos também revela que está todos os dias no Padre Pedro e aprovou o almoço especial de Natal, que será repetido nesta quarta-feira. “Hoje o sabor da comida está diferente. Mais deliciosa ainda. Gostei do almoço e o meu filho também. Faço questão de almoçar aqui todos os dias por isso”, disse Maria Helena.
A cada refeição, 500g de comida são servidas por pessoa. Para os almoços de Natal e Réveillon e para os outros almoços temáticos que aconteceram durante o ano, como na Páscoa e no São João, todo um cálculo nutricional foi feito. De acordo com a nutricionista Rafaela Cabral, tudo precisa ser pensado para o público do lugar. “Pensamos em pratos típicos mesmo, como o arroz com passas, ervilha e milho, além de uma farofa diferenciada. O cardápio foi totalmente balanceado para a população que nós atendemos, que trabalha muito e necessita de uma dose extra de energia”, explicou. De acordo com ela, o público ainda tem direito a sobremesa.
Luzivânia Costa Almeida, gerente o restaurante popular Padre Pedro, ressaltou que os usuários fazem ainda pedidos e dão sugestões especiais sempre. “Todos os dias o restaurante é lotado e a movimentação é grande. O pessoal que frequenta normalmente é o mesmo. Todos eles fazem pedidos que motivam mudanças no cardápio também. Assim vamos atendendo como podemos”, comentou.
Para Lucileide Rodrigues, engenheira de alimentos e diretora do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), afirma que todo esse trabalho é gratificante. “Pensamos com carinho na qualidade das refeições, como essas de Natal e Ano Novo, nas quais optamos pelos pratos mais saudáveis, trocando o salpicão pela farofa. É um trabalho visto com bons olhos e frequentado pelas mesmas pessoas todos os dias. Com isso, posso dizer que o ano de 2015 foi de saldo positivo para o Padre Pedro e 2016 deve ser ainda melhor”, declarou.
O almoço é servido todos os dias a partir das 11h até às 13h. O jantar começa às 17h e segue até 19h.