
Um dos serviços realizados na reforma do Teatro Deodoro é a restauração do Salão Nobre, localizado no primeiro andar da área frontal do prédio. O espaço sempre recebeu recitais de pianos, poesias e demais atividades artísticas. Este ano, o teatro vai comemorar seu primeiro centenário e a previsão é que as portas estejam abertas no dia 15 de novembro.
Durante anos o Salão Nobre sofreu com o abandono que quase comprometeu sua beleza, mas que recebeu por parte do Governo do Estado de Alagoas uma atenção especial. Foram investidos recursos na ordem de R$ 436 mil numa obra licitada e que desde janeiro de 2010 o trabalho de restauração do Salão Nobre está de vento em popa.
Para o diretor-presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), responsável pelos Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, Juarez Gomes de Barros, essa restauração tem um componente particular. “O que o Mário Swenson e sua equipe estão fazendo no Salão Nobre é pura arte e estamos felizes de poder devolvê-lo ao alagoano com toda a sua riqueza arquitetônica”, destacou.
Segundo o restaurador Mário Swenson, este não é o primeiro trabalho que ele fica como responsável pela restauração de um prédio histórico. “Já houve outros trabalhos que comprometeram a estrutura física das pinturas e outros que tentaram resgatar a originalidade, e nós nos propomos a regatar suas formas originais e até o fim de junho terminaremos o trabalho no Deodoro”, disse.
Sobre o Salão Nobre – No Salão Nobre do Teatro Deodoro já funcionaram a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores de Maceió, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas e a Justiça Federal. Lá também aconteciam bailes oficiais da Intendência Municipal (atual prefeitura de Maceió), os banquetes e recepções do governo do Estado, dentre os quais foram oferecidos aos antigos presidentes da República, Nilo Peçanha e Washington Luiz.
O Salão Nobre do Teatro retrata bem as construções do início do século XX. A escada de acesso ao Salão Nobre, em madeira torneada, ainda é original com características do período de sua construção. O espaço apresenta ainda, lustres de cristais que caracterizam um estilo de época que remonta ao início do modernismo, compondo a beleza do local com esquadrias externas em madeira e vidro.
“Esse trabalho é extremamente necessário e criterioso porque envolve pessoas e empresas sérias. O nível desta restauração do Teatro Deodoro é profissional e as pessoas precisam saber o que está sendo feito aqui”, afirmou Mário Swenson.