×

Alagoas

Ressocialização estimula a prática de atividades físicas dos servidores

Servidores realizam alongamento e aquecimento com educadores físicos

Melhorar a qualidade de vida com ações que promovem a saúde, o lazer e a descontração é o propósito da 3ª Caminhada dos Servidores Penitenciários. A atividade, realizada nesta sexta-feira (02), reuniu aproximadamente 60 colaboradores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Os participantes percorreram seis quilômetros, entre as Praias de Pajuçara e Ponta Verde.

Desde junho, a Seris realiza as caminhadas frequentemente e a adesão do público tem sido ainda maior. A largada dos participantes começa na Praça Multieventos, situada na Praia de Pajuçara, segue até a Praia de Ponta Verde e retorna ao seu ponto inicial.

Antes de iniciar a atividade, profissionais da saúde verificam o nível de glicemia e pressão arterial antes. Logo após, os servidores realizam alongamento e aquecimento com educadores físicos. Toda a assistência profissional é prestada pelos servidores penitenciários.

Ao término do trajeto, os colaboradores desfrutaram de um café da manhã e concorreram ao sorteio de produtos artesanais confeccionados pelos reeducandos que participam das oficinas da Fábrica de Esperança.

De acordo com a gerente de Educação, Produção e Laborterapia e uma das organizadoras do evento, Andréa Rodrigues, a caminhada já faz parte do calendário de atividades da Seris, visando a valorização dos servidores.

“Iniciamos essa ação no sistema prisional e depois passamos para a praia, pois o clima e a beleza natural do nosso litoral facilitam a aliviar o estresse diário. Já percebemos que há uma boa rotatividade do público, que eles conversam entre si sobre os benefícios da atividade. Isso demonstra que a experiência está sendo positiva. Se não cuidarmos do corpo e da mente, o processo de ressocialização dos reeducandos se torna ainda mais difícil”, explicou a gerente.

A servidora Vânia Taveiros foi a primeira a concluir o percurso dentre as mulheres. Animada, ela elogiou a iniciativa. “Essa é a primeira vez que participo do evento. Mesmo praticando exercícios físicos regularmente, esse momento é diferente, pois tenho a oportunidade de aliar a prática da atividade ao contato com os servidores de outros setores, conversando e conhecendo pessoas com as quais normalmente não teria contato no trabalho. A secretaria está de parabéns”, afirmou.