Parceria entre instituições visa otimizar serviços prestados e promover a justiça no cumprimento das penas
Como forma de facilitar o trabalho dos advogados, otimizar os trabalhos dos agentes penitenciários e assegurar a justiça no cumprimento das penas, gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) participaram de uma reunião com membros da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (15), na sede da Ressocialização.
Dentre os assuntos pautados estavam a estrutura física da sala dos advogados e patronatos, os horários de atendimentos aos custodiados e a ampliação da oferta de cursos de capacitação no âmbito do Direito, por meio da Escola Penitenciária. Mais de 4 mil advogados atuam na defesa de quase 4 mil internos sob custódia do Estado.
O secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, ressaltou a importância do encontro. “Com a reunião temos um diálogo aberto entre as partes, o que facilita o trabalho de todos. Nós vamos dar todo apoio para otimizar as ações e, consequentemente, melhorar os serviços dos advogados e agentes penitenciários. Estamos caminhamos em conjunto para unir forças”, afirmou Marcos Sérgio.
A presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela, também destacou a parceria com a Secretaria de Ressocialização. “Nosso diálogo com a Seris tem sido excelente; a gente tem mantido essas reuniões para resolver os problemas e, hoje, avançamos em vários pontos. Acho que isso é fundamental para que o serviço público seja prestado da melhor maneira possível”, disse Marinela.
Após a reunião, os representantes da OAB/AL conheceram de perto os trabalhos de reintegração social desenvolvidos pela Seris e demonstraram interesse em contribuir com os processos apresentados. Uma nova reunião para avaliar o andamento das propostas discutidas foi agendada para o próximo mês.
