Skip to content

Requerimento convida presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky a comparecer ao Senado

Blog

Requerimento convida presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky a comparecer ao Senado

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Olexandrovytch Zelensky poderá vir ao Brasil e comparecer a Comissão de Relações Exteriores do Senado para debater as dificuldades que a Ucrânia tem enfrentado em estabelecer relações diplomáticas com o Brasil. Um requerimento convidando Zelensky foi apresentando nesta semana pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e será votado nos próximos dias pelos senadores. “Essa dificuldade vem sendo demonstrada pela demora do Governo brasileiro em convidar o Chanceler ucraniano Dmytro Kuleba para visitar o Brasil”, destacou.

O senador disse ainda que recentemente, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, afirmou que aguarda há cerca de seis meses que o governo do presidente Lula cumpra um acordo estabelecido no ano passado e convide o chanceler ucraniano para visitar o Brasil, já tendo feito diversos contatos com o Ministério de Relações Exteriores. “A visita do Chanceler é o primeiro passo para que o presidente Volodymyr Zelensky visite nosso país. Em contrapartida, o chanceler russo Sergei Lavrov em menos de um ano já foi recebido duas vezes pelo governo”, enfatizou Girão.

A comunidade ucraniana no Brasil é expressiva, alcançando cerca de 600 mil pessoas segundo a mídia, quase toda ela concentrada no estado do Paraná. Os ucranianos começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX. “Nosso País sempre foi um aliado incondicional da paz e do respeito entre as nações. Não podemos ser parciais e ignorar o maior conflito dos últimos tempos, temos que manter nossas tradições na diplomacia e, dentro do possível, contribuirmos para o fim do conflito e não tomarmos partido de nenhum dos envolvidos, mas não é o que o governo tem demonstrado com suas atitudes. Precisamos receber e ouvir os dois lados igualmente”, concluiu o senador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também