Operários iniciam desmonte do primeiro posto de combustíveis; segundo segue em negociação
Aos poucos o Centro Histórico de Penedo começa a ganhar cara nova. Seus prédios seculares passam a ter visibilidade, ressurgir e ganhar o destaque merecido. O novo aspecto é integrante do projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo.
Destoando do belo casario da Avenida Beira Rio, o posto de combustíveis Esso entrou em processo de desmanche. A sua retirada daquele local é um antigo pleito do Executivo, IMA e IPHAN. As negociações foram iniciadas ainda na antiga administração do estabelecimento comercial, quando Penedo recebeu o projeto Monumenta.
Enfim, as negociações com o novo proprietário chegaram ao fim. E na semana passada, durante sessão na Câmara de Vereadores, os legisladores aprovaram o Projeto de Lei (PL) do Executivo, sobre a permuta de área. O projeto retorna ao prefeito de Penedo, para ser sancionado.
“O Executivo enviou um Projeto de Lei para apreciação dos vereadores, sobre a permuta da área do posto Esso. Durante a rodada de negociações o empresário aceitou a proposta do Executivo. Com a permuta, o posto vai funcionar em uma área próximo ao prédio da antiga Volkswagen. E o antigo local, passa a ser incorporada ao município. A área do posto foi contemplada no projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo e receberá um grande estacionamento”, explicou o vice-prefeito de Penedo e também coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB).
A mudança do posto também atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Prefeitura de Penedo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).
“Os dois postos da Orla do São Francisco foram construídos em uma época que a travessia das balsas possuía fluxo. Por isso a necessidade dos postos, que eram usados também atender a demanda do transporte de carga. Naquele momento do passado, a cidade não era Patrimônio Nacional, as normas não eram rígidas. E hoje, se percebe o real perigo dos dois postos para rico patrimônio do Centro Histórico de Penedo. O proprietário do posto Esso aceitou a nossa proposta, em parceria com IPHAN. Estamos agora em negociação com os proprietários do posto Velho Chico. O que não deve demorar também para chegar a um acordo”, concluiu.
Aspecto visual da obra
Os cerca de R$ 8 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC das Cidades Históricas), serão investidos em embutimento de cabos elétricos, telefônicos e de fibra óptica (bancos). Além disso, será criado um grande calçadão na Avenida Floriano Peixoto, que receberá mobiliário urbano e paisagismo.
Dentro do processo também de limpeza visual, a permuta de área dos postos de combustíveis. As duas áreas contempladas neste grande projeto, serão transformadas em espaços de convivência e estacionamentos.
PAC das Cidades Históricas
A Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo é parte dos projetos aprovados pelo PAC das Cidades Históricas. Esse projeto possui previsão de entrega em novembro deste ano e está na fase dos tubos de drenagem, com alcance das Travessas Joaquim Nabuco, Batista Acyoli, Gomes de Assunção e parte das Avenidas Floriano Peixoto e Duque de Caxias.
Projetos aprovados
1 – Requalificação urbana do Largo de S. Gonçalo – EM ANDAMENTO;
2 – Teatro Sete de Setembro;
3 – Marina Pública;
4 – Cine Penedo – EM ANDAMENTO;
5 – Montepio dos Artistas;
6 – Círculo Operário; EM ANDAMENTO;
7 – Biblioteca de Penedo – EM ANDAMENTO;
8 – Chalet dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;
Total: R$ 20.887.000,00.
Ministério do Turismo, por emenda do então deputado Renan Filho (PMDB);
1 – Transformação do Cine São Francisco em Centro de Convenções, para mil lugares;
Total: 4.957.830,25.
