×

Penedo

Requalificação do Largo de São Gonçalo deverá ser inaugurada em novembro

Execução da obra do PAC das Cidades Históricas foi debatida com empresários e moradores

Buscando debater o cronograma da primeira etapa do projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Penedo, reuniu empresários e moradores da área da obra na Casa de Aposentadoria.

O encontro que ocorreu na tarde desta quarta-feira (25), também contou com o prefeito Marcius Beltrão (PDT), que lembrou aos presentes que toda grande obra pode causar transtornos, que ao fim, todos serão recompensados pelos resultados.

“Se você revolve fazer uma reforma em sua casa, vai ter conviver com poeira, pedreiros, um pouco de desarrumação. Algo normal para quem quer fazer mudanças, buscar melhorias em seu imóvel e, mais qualidade de vida. Ao fim de tudo, será recompensando pelo seu resultado. Então, o projeto é grande, o investimento é alto, mas vai recompensar o nosso comércio, transformar toda área do Centro Histórico”, pontuou Beltrão.

A apresentação foi aberta pelo arquiteto e fiscal do IPHAN, Sandro Gama, que destacou o desprendimento e a ousadia da prefeitura em montar uma equipe para elaborar os projetos.

“Quero destacar o desprendimento da Prefeitura de Penedo em elaborar os projetos, sair na frente de muitos municípios. E ainda, a parceira da gestão em concordar em transferir a execução das obras para o IPHAN. O coordenador nacional do PAC das Cidades Históricas ligou pessoalmente para o prefeito e vice de Penedo, perguntando se eles queriam que as obras fossem executadas pelo órgão federal, buscando dar mais celeridade os trâmites burocráticos junto à Caixa Econômica. De imediato eles aceitaram a parceria. Com a condicionante em participar como co-fiscalizadora. Então, a obra já foi iniciada e o IPHAN não está preocupado com votos, mas sim, com a infraestrutura. Não queremos que depois da conclusão, tenhamos que quebrar tudo para substituir uma tubulação. Nesta primeira etapa, escavações para drenagem e embutimento de cabos, pelo cronograma segue até o mês de maio”, disse o fiscal e arquiteto.

Centro de Convenções

Apresentando como um todo os projetos, a também arquiteta do IPHAN, Gardênia Nascimento, destacou a importância do Largo de São Gonçalo como elemento de ligação para o projeto Centro de Convenções.

“A Requalificação do Largo de São Gonçalo faz parte de um grande projeto para Penedo. O IPHAN investiu recursos próprios no estudo, que detectou a viabilidade de transformar o município em um Centro de Convenções a céu aberto. O Largo vai ligar todos os prédios envolvidos”, explicou.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brO projeto Centro de Convenções vai dotar o Centro Histórico em espaços com salas refrigeradas e confortáveis para sediar grandes eventos dos mais variados segmentos. Sendo o antigo Cine São Francisco o principal espaço. E no entorno, o Teatro Sete de Setembro e a Biblioteca, ambos os prédios que vão receber elevador e climatização, estão inseridos. Além do Círculo Operário e Monte Pio dos Artistas. A inciativa busca dar viabilidade econômica aos espaços e criar atrativos para Penedo, buscando ainda desenvolver e incentivar o turismo de negócios.

Coordenadora do Escritório de Projetos

Convidada também para participar, a coordenadora do Escritório de Projetos da Prefeitura, em Maceió, a arquiteta Marcela Lopes, responsável pela concepção do Largo de São Gonçalo, expôs detalhes da obra já em andamento.

“O projeto foi pensado em dar prioridade aos pedestres, desafogar o trânsito da região. A área central da Floriano Peixoto será transformada em um grande calçadão. As vagas de estacionamento perdidas, serão compensadas na Orla e, com a mudança dos dois postos de combustíveis. O projeto ainda contempla mobiliário urbano com 37 bancos e 25 lixeiras. E ainda, paisagismo, acessibilidade com rampas, e pisos táteis. O comércio vai se transformar em um shopping a céu aberto. As mudanças serão bem significativas”, garantiu a coordenadora.

O vice-prefeito de Penedo e também coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB), mostrou que a preocupação do município é que a obra seja conduzida sem causar transtornos aos empresários e moradores da região.

“Vamos trabalhar buscando o mínimo de transtornos durante o período de execução da obra. Porém, alguns incômodos vão acontecer. Mas, a nossa preocupação é que tudo ocorra bem e que o cronograma seja cumprido a risca. Essa primeira etapa deverá ser entregue em maio. E se tudo correr como planejado, após o fim da primeira etapa, um novo encontro será marcado com os órgãos envolvidos, empresários e moradores. Queremos que eles se engajem, sejam participativos no projeto. Eles também devem opinar, afinal, residem e, ou possuem empresas na área, e ainda, são penedenses”, concluiu.

A primeira etapa do projeto, que contempla drenagem e embutimento de cabos na área da Orla, deverá ser entregue em maio. Já a segunda etapa, que contempla a área central da Floriano Peixoto, tem previsão de entrega no mês de outubro. O projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo deverá ser inaugurado no mês de novembro.

Depois da explanação de todos os envolvidos na obra, os empresários e moradores da região puderam tirar dúvidas, por meio de questionamentos feitos aos representantes de cada órgão presente.

Além do prefeito Marcius Beltrão (PDT), do vice Ronaldo Lopes (PMDB), participaram os secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Pedro Soares e de Infraestrutura, Vamir Lessa. Bem como, as presidentas do Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas), Ana Luiza Soares e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Penedo (CDL), Maria José de Almeida e ainda, representantes do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de Penedo (Funpatri), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da TEC Engenharia, empresa executora da obra.