×

Maceió

Requalificação do Centro chega à Rua Cincinato Pinto

Mais uma rua central da cidade está interditada para o trânsito, por conta da realização de obras da 4ª etapa do projeto de Requalificação do Centro. É a Cincinato Pinto, no trecho compreendido entre a Rua Augusta e a Avenida Moreira Lima, onde estão sendo executados serviços de drenagem e calçadão nos dois lados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a conclusão desses serviços está prevista para o dia 10 de maio, quando a rua será liberada para os veículos, continuando a receber trânsito normal.

Segundo afirmou o engenheiro Flávio Veras, responsável pelo acompanhamento do projeto, além desse trecho estão em andamento as obras da Avenida Moreira Lima, no trecho compreendido entre a Rua Cincinato Pinto e a Rua Joaquim Távora (Alegria), a construção do Shopping Popular – que ocupará o espaço onde funcionava o Clube Português e o Bingo do mesmo nome e onde estão sendo executados, no momento, serviços de fundação na área.

Também está sendo executada a reforma da Praça Deodoro, que prevê uma recuperação completa do espaço urbano, mantendo seu traçado para ficar com a mesma identidade visual, por ser um local histórico. A praça vai ganhar um novo calçamento, feito com o mesmo tipo de pedra do calçadão do Comércio e de outras áreas já revitalizadas, um novo projeto paisagístico, bancos com encosto, além de um moderno sistema de iluminação.

Na reforma, um detalhe importante: a questão da acessibilidade foi tratada com prioridade, como um dos fatores determinantes do projeto, a fim de facilitar os deslocamentos dos portadores de deficiência física e visual, com a colocação, para utilização por parte dessas pessoas especiais, de dois tipos de pisos: direcional (guia) e alerta fácil.

Para concluir toda a Requalificação do Centro, ficará faltando a quinta e última etapa, que inclui a construção de uma Estação de Transbordo na Praça do Pirulito, Avenida Lagoa Mar, Ala no Mercado da Produção e Shopping Popular 2, outro espaço reservado para vendedores ambulantes. Serão investidos mais R$ 12 milhões no projeto.