Com o objetivo de dar visibilidade internacional ao trabalho que vem sendo desempenhado na industrialização de Alagoas ao longo dos últimos seis anos, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, acompanhou, nesta quarta-feira (19), a visita do presidente do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (Citeve) de Portugal, Antonio Braz Costa e do consultor Pedro Vassalo na Braskem e no Polo Industrial Multifabril José Aprígio Vilela
Na ocasião, os dois portugueses conheceram as instalações da Braskem, no bairro do Pontal da Barra e de várias empresas do Polo Industrial Multifabril José Aprígio Vilela, localizado no município de Marechal Deodoro.
No polo, eles visitaram as duas novas fábricas de PVC e MVC da Braskem, a White Martins e a Krona, que totalizam juntas investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão.
Na visita à Braskem, a comitiva foi recebida pelo gerente da Planta da empresa no Pontal da Barra, Marco Aurélio e pelo gerente de Comunicação, Milton Pradines.
“Com os incentivos fiscais e locatícios que o governador Teotonio Vilela tem oferecido a quem quer investir no Estado, acreditamos que o momento é propício para que a gente mostre o leque de oportunidades de Alagoas na questão da industrialização, principalmente no setor do químico-plástico que tem dado um salto de qualidade muito bom”, ressaltou Setton, durante a visita.
O secretário também destacou que um dos motivos da visita do consultor Pedro Vassalo e de Antônio Braz foi o de potencializar o projeto de criação do início da implantação do Parque Tecnológico Social, de áreas específicas, como a do plástico/polímero e da tecnologia da informação.
Outro ponto é a criação de um Polo Agroalimentar, que pretende atuar diretamente no apoio e assistência técnica aos pequenos produtores agrícolas (mandioca, horticultura e fruticultura, além dos derivados do leite). Esse projeto está alinhado ao Plano Plurianual (PPA), pois atenderá algumas das dez áreas estratégicas do programa Alagoas Tem Pressa.
“Quando conhecemos o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal vimos que será possível agregar valor a novas tecnologias em diferentes produtos, prestando serviços às empresas do setor têxtil, do vestuário e do agroalimentar aqui no Estado”, destacou o secretário Eduardo Setton.
“O que vimos aqui em termos de organização de logística tecnológica foi extraordinário”, elogiou o consultor Pedro Vassalo, que irá colaborar com a equipe técnica para a implantação do Parque Tecnológico de Alagoas. “Gostamos do que vimos aqui no complexo do Polo Multifabril”, completou Antonio Braz.
Nesta quinta-feira (20), os dois técnicos deverão ser recebidos pelo governador Teotonio Vilela no Palácio República dos Palmares. Na sexta-feira (21), os dois deverão participar de um encontro na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
Na viagem a Portugal, em junho deste ano, a comitiva de Alagoas contou com representandes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Também participaram da comitiva representantes do Sebrae Alagoas e Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea/IEL).