×

Alagoas

Governo analisa reivindicações de movimentos sociais

Reunião entre Governo e Movimentos Sociais foi realizada no Palácio Floriano Peixoto

Nesta quarta-feira (24), representantes do Governo de Alagoas receberam líderes dos movimentos sociais no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto. Durante reunião, os líderes sociais apresentaram as reivindicações dos movimentos.

Entre as solicitações estabelecidas pelo Movimento Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento de Libertação do Sem Terra (MLST) estão a construção de estradas para acesso dos assentamentos, destinação das terras do Produban para fins de reforma agrária por meio de leilão, criação de um programa para atender as famílias assentadas com recurso do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e liberação de caprinos e ovinos.

Na reunião, o secretario de Estado de Articulação Social, Claudionor Araújo, relatou que o Governo do Estado está comprometido em atender as atribuições colocadas pelos movimentos. Todas as reivindicações foram encaminhadas para resolução das propostas.

Em relação aos acessos dos assentamentos, o representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Marcos Vital, afirmou que o prazo para conclusão dos acessos é de 40 dias.

“Além do acesso da estrada, também estamos analisando o reparo das pontes do jubileu e quilombo, já estamos com esse projeto em fase de finalização para começar os reparos”, afirmou Vital.

Para a diretora nacional do MST, Débora Nunes, o acesso dos assentamentos é fundamental. “No período de chuva a produção não consegue sair dos assentamentos e isso prejudica demais a nossa renda”, relatou Débora.

Também ficou estabelecido que será feito um mapeamento das áreas produtivas, para que cada assentamento possa receber a matéria prima de acordo com sua produção.

“É função nossa articular os projetos, nossa prioridade é voltada para o agricultor em geral, mas temos um olhar especial para os agricultores dos assentamentos. Queremos transformar os projetos em números com resultados satisfatórios, a secretaria está sempre à disposição para realização dessas ações”, disse o secretario de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Jorge Dantas.

O representante da CPT, Carlos Lira, ressaltou a importância da reunião. “queremos propor uma estratégia para melhorar as ações ligadas aos assentamentos e não ficar em ações paliativas. O que ouvimos aqui nos deixou bastante confiante que são reivindicações serão atendidas”, disse.