Skip to content

Representantes de museus são capacitados sobre espaços culturais

  • Home
  • Penedo
  • Representantes de museus são capacitados sobre espaços culturais

Blog

Representantes de museus são capacitados sobre espaços culturais

Doze municípios alagoanos enviaram representantes

Doze municípios alagoanos enviaram representantes para participar de uma atividade inédita em Penedo e cidades ribeirinhas: o 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus, ação realizada na sexta-feira, 12 de abril.

Incluído na programação da Festa Literária de Penedo, o trabalho avançou em seus limites geográficos e atraiu responsáveis por espaços culturais de municípios de outras regiões alagoanas, entre eles Junqueiro, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Santa Luzia do Norte e Lagoa da Canoa.

Anfitriões e vizinhos de Igreja Nova, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe foram capacitados por Mira Dantas, coordenadora do Sistema Alagoano de Museus e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas.

Ela ministrou palestra de sensibilização aos gestores de bibliotecas e museus, orientando sobre a importância dos equipamentos públicos, incluindo oficina sobre organização do acervo, tanto bibliográfico quanto museológico, e entrega de kit de livros.

“É preciso entender a importância social desses equipamentos, de estarem abertos, ativos e dinâmicos culturalmente e de forma organizada para que possam disponibilizar as informações, da melhor forma possível, para a sociedade”, afirmou Mira Dantas.

Quem aproveitou a oportunidade foi Tiago Pires Rios, pesquisador da Fundação Casa do Penedo. “Foi muito bom porque eu não tenho formação em biblioteconomia, sou historiador por formação, atuo como professor da rede estadual e realmente aprendi muitas coisas que abriram meus horizontes para poder trabalhar melhor na biblioteca, com o que se chama de processo técnico”.

Temas como catalogação, classificação, organização e uso do software livre do BIBLIVRE foram abordados na oficina do encontro regional realizado na FliPenedo, iniciativa que contou ainda com apresentação de maculelê do Grupo Mandingueiros de Penedo e visita técnica ao Museu do Paço Imperial, Memorial Raimundo Marinho e Biblioteca Francisco Alberto Salles.

“O pessoal ficou maravilhado com o acervo da gente. Eu peguei algumas obras selecionadas, livros mais antigos, outros que tiveram várias edições ao longo do tempo e também algumas fotografias, além dos famosos daguerreótipos e ferrótipos”, informa Tiago Pires sobre a impressão dos visitantes sobre o melhor acervo de espaço cultural instalado em Penedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também