×

Maceió

Representantes da SEGP participam de aula inaugural do Juviva

A Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP), em mais uma ação do Comitê Municipal do Plano Juventude Viva de Maceió, abriu a aula inaugural do Curso de Atualização de Educação de Jovens e Adultos e Juventude Viva (Juviva). O curso é ministrado pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). O evento aconteceu na última sexta-feira (15), no Maceió Mar Hotel.

A assessora de Relacionamento Institucional da SEGP, Edenilsa Lima, que na ocasião representou a secretária Adriana Toledo, presidente do Comitê Gestor de Maceió, destacou a importância do evento. “Consideramos de grande importância essa troca de conhecimentos. O curso é uma oportunidade de desenvolver uma discussão sobre o Plano, que é uma estratégia para diminuir a violência nos territórios em vulnerabilidade. Além disso, a secretária Adriana Toledo tem se dedicado ao Plano Juventude Viva”, afirmou.

“A escola e o professor são elementos que têm um papel primordial na construção e no desenvolvimento da nossa juventude. O Comitê em Maceió vem ampliando suas ações em todas as áreas e tratar as políticas públicas para a juventude é fator primordial para a gestão do prefeito Rui Palmeira. Estamos agora trabalhando na criação dos Núcleos de Articulação Territoriais, os chamados NAT’s, e será muito importante que as escolas e nossos professores estejam conscientizados sobre a importância da sua participação”, ressaltou a assessora.

O evento também contou com a participação expressiva de professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “As 50 vagas destinadas aos professores de Maceió foram preenchidas”, afirmou Edileuza Maciel, coordenadora do programa “Mais Educação” e representante da Semed no comitê Gestor do Juventude Viva.

Juviva

A aula foi a primeira etapa do curso de modalidade semipresencial. O Juviva é um curso de atualização destinado a professores que atuam na modalidade EJA em escolas públicas localizadas nos municípios do Plano Juventude Viva. O Plano é uma iniciativa do Governo Federal coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e tem como objetivo promover ações de prevenção à violência letal em territórios de vulnerabilidade para a juventude.

O curso é uma oportunidade que aproxima a gestão pública e a sociedade civil por meio da educação em um único compromisso: cuidar da juventude, em especial da juventude negra. A aula inaugural foi realizada em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude que coordena o Plano Nacional Juventude Viva.