Rafael Medeiros e Henrique Oliveira representam a região no evento - Foto: cortesia aquiacontece.com.br
O repórter Rafael Medeiros, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e youtube.com/@penedofmplay), é um dos representantes de Alagoas na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada até o dia 21 de agosto em Brasília.
Da região do Baixo São Francisco, apenas dois delegados marcam presença no evento: Rafael Medeiros, representando os “usuários do SUS”, e Henrique Oliveira Gomes, de Igreja Nova, que participa na categoria “trabalhador(a) de saúde”.
Rafael destacou a importância do encontro para fortalecer políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. “Participar dessa conferência é uma oportunidade de dar voz aos trabalhadores e usuários do SUS do nosso Baixo São Francisco. Precisamos ampliar a visão de saúde do trabalhador como um direito humano fundamental, que vai muito além da relação entre patrão e empregado, envolvendo também a saúde mental, o ambiente em que vivemos e a dignidade no trabalho”, declarou o jornalista.
Com o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência reúne mais de 3 mil participantes, incluindo profissionais da saúde, gestores, conselheiros e representantes de movimentos sociais e sindicais. O objetivo é debater e deliberar sobre mais de 1,1 mil propostas e diretrizes que irão orientar políticas públicas na área.
Durante a abertura, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou novos investimentos, como a habilitação de 17 novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), ampliando para 243 unidades em funcionamento no país. O governo também reajustou em 100% o repasse de recursos para os centros, que passou de R$ 80 milhões para R$ 160 milhões por ano.
Outro destaque foi a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, que não recebia revisão há 24 anos. Em 2023, foram acrescentadas 165 novas patologias que afetam a saúde física e mental dos trabalhadores.
“Após o término do evento volto para Penedo com a responsabilidade de compartilhar os debates e aprendizados dessa conferência, para que nossa região também avance no cuidado com a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Esse é um compromisso coletivo, que precisa da união de gestores, profissionais e da própria sociedade”, completou Rafael Medeiros.
