×

Penedo

Repasses para prefeitura de Penedo aumentaram

Secretário de Finanças, Carlos Goes, fez apresentação das contas

A prefeitura de Penedo realizou na tarde desta quinta-feira, 03, na sala de sessões Sabino Romariz, na Câmara de Vereadores mais uma audiência pública para a apresentação do relatório resumido e de desempenho das atividades orçamentárias referente ao primeiro quadrimestre de 2011.

Em tom de tranquilidade e segurança, o secretário de Gestão Pública e Finanças, Carlos Goes, falou durante quase duas horas sobre a situação financeira do município de Penedo, apresentando aos vereadores e a assistência que acompanhou a exposição do secretário, todas as demonstrações de despesas, inclusive as direcionadas aos gastos com pessoal.

Rafael Medeiros - aquiacontece.com.brDurante a explanação, dentro de um contexto complexo que envolveu muitos números, o secretário Carlos Gois falou sobre os aumentos de repasses recebidos pelo município e citou a adequação de Penedo dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, fato que sugere a analise dos vereadores em relação ao projeto de lei que está na câmara em relação aos cargos comissionados da prefeitura de Penedo.

Durante a explanação, o secretário entregou aos vereadores um levantamento dos últimos dez anos referente às despesas e receitas do município. Carlos Goes explicou ainda que um cadastro dos feirantes e comerciantes tanto do comércio como da feirinha de Santa Luzia foi feito e a partir de agora a cobrança dos tributos não será mais efetuada pelos fiscais, e sim, gerado um boleto para que o pagamento seja feito diretamente em agentes credenciados.

Vereadores questionaram relatório

Após a apresentação do secretário de gestão pública e finanças, os vereadores questionaram alguns pontos duvidosos do relatório, cobrando para que na próxima audiência pública o documento possa ser enviado com antecedência à Câmara. As dúvidas dos edis também giraram em torno ao aumento dos cargos comissionados, se aprovada a nova lei, que possibilita um aumento na folha no valor de R$ 9 mil reais.

O vereador Alcides de Andrade Neto (Cidoca – PR) também questionou o secretário em relação a não publicação das despesas da prefeitura no site do tesouro nacional. O vereador fortaleceu ainda o pedido de o envio do relatório à casa de leis penedense ser feito antes da realização da próxima audiência. Após terem suas dúvidas sanadas, o presidente da Câmara, vereador Manoel Messias (Messias da Filó – PDT), deu por encerrada a audiência pública e convocou a sessão ordinária semanal.