
“Renovo meu apelo para que, com maior agilidade, o governo federal possa reconstruir e doar aos desabrigados as casas que eles perderam com a enchente que atingiu diversos municípios de Alagoas e Pernambuco”. O pedido foi feito nesta terça-feira (13) pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que, da tribuna do Senado, comentou que a medida será importante para os que perderam tudo com a cheia e provocará impacto irrisório nas contas do país.
O senador informou que encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proposta no sentido de que seja antecipada a liberação dos recursos de subvenção econômica aos pequenos produtores que tiveram sua produção canavieira perdida ou muito devastada com a enchente. Ele lembrou que o Congresso aprovou a medida provisória 472/09 que inclui a liberação de R$ 5,00 por tonelada aos pequenos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste, referentes à safra 2009/2010.
A antecipação da liberação do dinheiro foi pedida por Renan Calheiros não apenas ao presidente Lula, mas também ao ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi. Segundo o senador, o total a ser repassado aos pequenos produtores gira em torno de 80 milhões de reais. Apenas em Alagoas o número de beneficiados chegará a 7.200, segundo cálculo apresentado por ele.
Renan Calheiros também comunicou que trabalhará para que o Congresso agilize a votação de projeto para criar um fundo nacional através do qual o país possa ter recursos para mapear suas áreas de risco. Ele defendeu que a medida é fundamental para que os diversos níveis de governo possam desenvolver programas específicos para prevenir ou minimizar os efeitos causados pelas catástrofes.