×

Política

Renan indica Romero Jucá para relatar Comissão do Orçamento

Romero assume relatoria do orçamento por indicação de Renan

Como compensação pela perda do cargo de líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) será relator da Comissão Mista do Orçamento que vai analisar a peça orçamentária de 2013. A indicação foi feita pelo líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL).

– O senador Romero é um quadro muito experiente. Ele esta saindo (da liderança) muito bem. Tanto é que o estamos indicando para ser relator da Comissão do Orçamento – disse Renan, contando que, na segunda-feira à noite, o líder do governo que está sendo substituído teve uma conversa com a presidente Dilma Rousseff.

Jucá será substituído no cargo de líder do governo pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Braga, ex-governador do Amazonas, lidera o chamado Grupo dos Oito (G-8), crítico do grupo Renan/Sarney, e poderá se cacifar para disputar com Renan a presidência do Senado. A troca na liderança do governo no Senado aconteceu depois de uma derrota de Dilma, durante votação no Senado, com a rejeição de Bernardo Figueiredo para a diretoria geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A mexida não deve parar por aí. Fontes do governo informam que nesta terça-feira pode cair também o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que vem colecionando episódios de insatisfação no Planalto nos últimos meses. O nome mais cotado é do ex-líder do PT Paulo Teixeira (SP). O deputado José Guimarães (PT-CE), envolvido no escândalo dos dólares na cueca, também está no páreo.

A “era Jucá” começou em 1986, quando o então presidente da República, José Sarney, o nomeou presidente da Funai e, dois anos depois, governador de Roraima. No governo de Fernando Collor, não teve cargos. Mas no governo de Itamar Franco foi diretor-geral da Conab e secretário nacional de Habitação. Em 1994, foi eleito senador pelo PSDB de Roraima. Ocupava o papel de líder do governo desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso. Para o governo Lula foi um pulo.