×

Política

Renan Filho visita Santa Casa para discutir saúde pública

Reunido com a direção da Santa Casa de Maceió, Renan Filho debateu as demandas do setor saúde pública em Alagoas

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Humberto Gomes de Melo, fez uma breve apresentação da tradicional instituição médica ao pré-candidato da Frente de Oposição ao governo de Alagoas, deputado federal Renan Filho (PMDB). Ele foi ouvir o provedor para compartilhar o conhecimento no segmento, a fim de melhorar a oferta de uma saúde pública de qualidade em Alagoas.

Acompanhado pelo cardiologista José Wanderley Neto, Renan Filho viu de perto a tecnologia de ponta empregada para atender à grande demanda de pacientes da secular instituição. “Humanismo e bom atendimento sempre foram marcas da Santa Casa de Maceió”, destacou o cardiologista.

A visita foi motivada pela atenção especial dada por Renan Filho a uma área tão delicada. “A maior preocupação do povo é a saúde, porque ela afeta a população de um modo geral”, disse o candidato. “Essa realidade fica ainda mais complicada pela questão social, já que, por exemplo, dos três milhões de habitantes de Alagoas, só 10% são de trabalhadores com carteira assinada. Assim, para responder à demanda pública por saúde, é necessário muito cuidado e planejamento”, enfatizou Renan Filho.

Ele entende que é preciso criar centros de diagnóstico, reabrir postos de saúde, dar atenção à saúde da mulher, e – objetivamente – descentralizar recursos. O cidadão do interior, observou Renan Filho, se sente desassistido em sua comunidade e busca atendimento médico na Capital, sobrecarregando o sistema em Maceió.

“O ideal é fazer funcionar racionalmente o que já existe para ampliar o atendimento”, completou. O provedor da Santa Casa, Humberto Gomes de Melo, confirmou que a instituição “quer ajudar e ser parceira de um futuro governo, como vem acontecendo desde sempre”. Para dar uma ideia da importância da instituição, o provedor lembrou que a Santa Casa de Maceió cresceu nos últimos anos 81% e hoje emprega 2.338 pessoas, disponibilizando 455 leitos, tornando-se a maior instituição de saúde de Alagoas.