Renan Filho se reúne com pequenos agricultores de Santana do Mundaú
O deputado federal Renan Filho (PMDB) se reuniu na tarde desta sexta-feira, 9, com pequenos agricultores de Santana do Mundaú, para discutir uma forma de enquadra-los na MP 610 que permite o refinanciamento de dívidas contraídas junto aos bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB). A situação dos agricultores se agravou pelo fato de o município não ter conseguido decretar estado de emergência por conta da estiagem dentro do prazo legal.
Renan Filho garantiu que vai tentar reverter junto ao Ministério da Integração o fato de o decreto de emergência não ter sido feito no prazo correto, mas caso não seja possível, tentará enquadrar os agricultores de Santana do Mundaú na MP 623/2013 que estende aos agricultores de municípios localizados fora da área da seca ou que não decretaram estado de emergência em tempo hábil, a exemplo da área da Adene, o direito de financiar suas dívidas.
“O objetivo é ampliar os benefícios de renegociação das dívidas para todos os agricultores dos municípios que integram a área da antiga Sudene [hoje Adene] e não somente para aqueles cujos municípios estão em situação de emergência. Houve alguns equívocos, mas os agricultores não podem ser prejudicados”, afirmou o deputado, que pretende já na próxima semana tentar junto ao Ministério da Integração uma saída para o problema.
O presidente da Associação dos Agricultores do Brejo Grande – que conta com 578 associados -, José Maria, afirmou que a situação é complicada em virtude das execuções que estão sendo efetuadas pelas duas instituições financeiras. O município, segundo José Maria, passou por duas situações difíceis nos últimos três anos, primeiro a enchente de 2010 e agora com a falta de chuvas que agravou ainda mais a situação dos pequenos agricultores.
Em Santana do Mundaú, de acordo com o presidente da Associação de Desenvolvimento dos Trabalhadores da comunidade Ilha Grande, José Francisco do Nascimento, existem 3.520 pequenos agricultores que produzem inhame, banana, laranja, feijão de corda, coco, batata, macaxeira, mas que sobrevivem basicamente da agricultura familiar e serão prejudicados caso não seja revista a situação que enfrentam atualmente juntos aos bancos.
Participaram ainda da reunião, o presidente e o vice do PMDB em Santana do Mundaú, Gilson Gama e o vereador Otávio Marques.
